PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR

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DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.13721


Palabras clave:

Narrativas autobiográficas, Paulo Freire, Educação, Identidade

Resumen

No contexto da emergência do “paradigma narrativo-autobiográfico em educação” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire é um autor incontornável, ocupando um lugar central na perspectiva epistemopolítica. Neste artigo são revisitadas as leituras do legado freireano e, inspirados nesse paradigma, se analisa a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, considerando três exercícios do contar: o exercício do refletir, do argumentar e do reconstruir. Na obra analisada, por meio da mediação biográfica, esses exercícios se encontram entrelaçados na defesa da obra, na transformação de si mesmo e do mundo.

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Publicado

2023-03-23

Cómo citar

PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 1–23, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13721. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721. Acesso em: 5 dec. 2025.