FORMAÇÃO HUMANA E DEMOCRACIA: RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13411

Palavras-chave:

Tecnologias digitais., Democracia., Educação., Formação humana.

Resumo

Este estudo foi realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/CNPq) e tem por objetivo refletir acerca do papel das tecnologias digitais na atual situação educacional brasileira e suas relações com a democracia, para resistir à interpretação puramente opressora desse papel e conscientizar de sua relevância política fundamental. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Conclui-se que, no Brasil, os pesquisadores educacionais precisam ocupar espaço na atual agenda de políticas e ações, pois ainda temos muita a avançar na visão acerca do papel das tecnologias na educação, avançando para a de cidadania digital democrática.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira LIMA, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005)/Bolsa PAPED-MEC, doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013)/Bolsa Fapeg-Goiás e Pós-Doutorado em Educação pela UFMT (2019)/Bolsa Capes/Fapeg. Professora Associada da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG. Editora Chefe da Revista UFG, membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Foi consultora e elaboradora de dois Produtos Técnicos para o Conselho Nacional de Educação (CNE) e UNESCO sobre as Políticas Públicas de Educação Superior a Distância no Brasil, entre 2002 e 2012, seu processo de expansão, regulamentação, regulação e avaliação, incluindo análises da modalidade na Formação de Professores a distância e a respeito de possíveis indicadores de qualidade para seu desenvolvimento no país (2014). Hoje possui Projeto de Pesquisa Aprovado pelo Edital Universal CNPq (2018). Atual vice-coordenadora da regional Centro-Oeste do GT-16 da Anped (2019 - atual). Foi coordenadora pedagógica da FASAM/Goiás, Coordenadora pedagógica e diretora de Planejamento da FacLions, Coordenadora pedagógica de educação a Distância da FacLions, participando desde seu processo de implementação; e trabalhou no processo de implementação da UAB na UFG, como bolsista UAB no CIAR, nas seguintes frentes de trabalho: elaboração de material didático; designer pedagógico e instrucional; elaboração de cursos e materiais; tutoria, orientação acadêmica, coordenação de disciplina; e coordenadora do curso de Formação de Autores para EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação a distância, tecnologias e formação de professores para a educação infantil e para a educação superior.

Referências

BATISTA, T. C. da S. A relação entre educação e as tecnologias da informação e comunicação em marcos legais específicos para a educação básica brasileira. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Interdisciplinar em educação, Linguagem e Tecnologias, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis/Goiás, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Comitê de Emergência do MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=86341. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n 343, de 17 de março de 2020 (2020b). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 4513, de 9 de setembro de 2020 (2020c). Institui a Política Nacional de Educação Digital e insere dispositivos no art. 4º da Lei nº 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node01lumwiwt3hu1nm49rbj4x6z536390342.node0?codteor=1929030&filename=Tramitacao-PL+4513/2020. Acesso em: 10 nov. 2021.

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n. 3.477, de 2020. Dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleggetter/documento?dm=8916306&ts=1643823441417&disposition=inline. Acesso em: 22 ago. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 14.172, de 10 de junho de 2021. Dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14172.htm. Acesso em: 22 ago. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória n. 1060, de 2020. Altera a Lei nº 14.172, de 10 de junho de 2021, que dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/149250. Acesso em: 10 dez. 2021.

CAETANO, M. R.; MENDES, V. da R. Think tanks, redes e a atuação do empresariado na educação. Educar em Revista [online], v. 36, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.75939. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.75939. Acesso em: 10 fev. 2021.

DELLÁCQUA, Sílvia. Massive open online courses (MOOCS): is it real democracy? European Journal of Educational Sciences, v. 1, n. 2, 2014. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1236787.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

DOURADO, L. F. Estado, Educação e Democracia no Brasil: Retrocessos e Resistências. Educação & Sociedade, v. 40, 2019, p. 1-24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vsCq3LjxSXYrmZDgFWwk7tG/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HEATH, M. K. What kind of (digital) citizen? A between-studies analysis of research and teaching for democracy, International Journal of Information and Learning Technology, V. 35, N. 5, p. 342-356, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/IJILT-06-2018-0067 . Disponível em: https://international.vlex.com/vid/what-kind-of-digital-846732208. Acesso em: 10 jan. 2021.

KRUTKA, D. G.; CARPENTER, J. P. Digital Citizenship in the Curriculum. Educational Leadership, v. 75, n. 3, p. 50-55, 2017. Disponível em: https://www.ascd.org/el/articles/digital-citizenship-in-the-curriculum. Acesso em: 10 out. 2021.

LIMA, D. da C. B. P. Políticas públicas de EaD no ensino superior: uma análise a partir das capacidades do Estado. 2013. 285 f. Tese (Doutorado) –Instituto de Economia, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

LIMA, D. da C. B. P.; BATISTA, T. C. D. S. Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo Integrado: uma análise a partir do seu processo de formulação na perspectiva do ciclo de política pública. In: Encontro de pesquisa em educação da ANPEd regional Centro-Oeste: Projeto Nacional de educação: desafios éticos, políticos e culturais, 2016, Brasília. Anais [...]. Brasília, DF: ANPEd, 2016. 18 p.

LIMA, D. da C. B. P. Tecnologias, Educação e formação: Conceitos, Inclusão e Iniciativas. In: ANDERI, E. G. C.; TOSCHI, M. S. (Orgs.). Inclusão digital e social – Conhecimento e Cidadania. Anápolis: Editora UEG, 2016, p. 29-48.

NACIF, P. G. S.; SILVA FILHO, P. A educação brasileira na mira do obscurantismo e Estado mínimo. In: AZEVEDO, J. S. G.; POCHMANN, M. (Orgs.). Brasil: Incertezas e Submissão? São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019, p. 231- 249.

NEGRI, F. de. Políticas Públicas para Ciência e Tecnologia no Brasil: cenário e evolução recente. Brasília: IPEA, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=38409. Acesso em: 10 dez. 2021.

OLIVEIRA, J. F. de; AMARAL, N. C. As transições políticas no Brasil e seu efeito na educação brasileira. Universidades, v. 71, n. 85, 2020, p. 11-31. DOI: https://doi.org/10.36888/udual.universidades.2020.85.274 . Disponível em: http://udualerreu.org/index.php/universidades/article/view/274. Acesso em: 25 maio 2021.

PELLANDA, A (Coord.). Guia dos Guias Covid-19 – Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2020. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/guia-dos-guias-covid-19/. Acesso em: 10 jan. 2021.

PERONI, V. M. V.; LUMERTZ, J. S. A produção de conhecimento e formação de professores no processo de construção da democracia: relação entre público e privado. Revista Imagens da Educação, v. 11, n. 2, p. 212-232, 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.54446 . Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54446/751375152433. Acesso em: 20 dez. 2021.

PHILLIPS, Michael. Digital Technology, schools and teachers workplace learning – policy, practice and identity. London: Palgrave Macmillan, 2016. Disponível em: https://br1lib.org/book/2805156/85697e?dsource=recommend. Acesso em: 10 jan. 2022.

SANTOS, G. E. de los; ROSSER, W. COVID-19 Shines a spotlight on the Digital Divide. The Magazine of Higher Learning, v. 53, n. 1, p. 22-25, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00091383.2021.1850117. Acesso em: 8 jan. 2022.

STOCCHETTI, Matteo. The politics of Educational Reform in the Digtal Age: concepts, assessment and Subversions. In: STOCCHETTI, Matteo (Ed.). Media and education in the Digital Age: concepts, assessments, subversions. Berlin: Peter Lang, 2014, 19-39. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/id/dc723f64-b787-434b-a2e5-df232688483c/1004272.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

STODDARD, J. The need for media education in democratic education. Democracy & Education, 22(1), Article 4, 2014. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=1185&context=home. Acesso em: 10 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

LIMA, D. da C. B. P. . FORMAÇÃO HUMANA E DEMOCRACIA: RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13411. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13411. Acesso em: 23 nov. 2024.