FORMAÇÃO HUMANA E DEMOCRACIA: RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO
DOI:
10.29286/rep.v31ijan/dez.13411Palavras-chave:
Tecnologias digitais., Democracia., Educação., Formação humana.Resumo
Este estudo foi realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/CNPq) e tem por objetivo refletir acerca do papel das tecnologias digitais na atual situação educacional brasileira e suas relações com a democracia, para resistir à interpretação puramente opressora desse papel e conscientizar de sua relevância política fundamental. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Conclui-se que, no Brasil, os pesquisadores educacionais precisam ocupar espaço na atual agenda de políticas e ações, pois ainda temos muita a avançar na visão acerca do papel das tecnologias na educação, avançando para a de cidadania digital democrática.
Downloads
Referências
BATISTA, T. C. da S. A relação entre educação e as tecnologias da informação e comunicação em marcos legais específicos para a educação básica brasileira. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Interdisciplinar em educação, Linguagem e Tecnologias, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis/Goiás, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Comitê de Emergência do MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=86341. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n 343, de 17 de março de 2020 (2020b). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 4513, de 9 de setembro de 2020 (2020c). Institui a Política Nacional de Educação Digital e insere dispositivos no art. 4º da Lei nº 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node01lumwiwt3hu1nm49rbj4x6z536390342.node0?codteor=1929030&filename=Tramitacao-PL+4513/2020. Acesso em: 10 nov. 2021.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n. 3.477, de 2020. Dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleggetter/documento?dm=8916306&ts=1643823441417&disposition=inline. Acesso em: 22 ago. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 14.172, de 10 de junho de 2021. Dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14172.htm. Acesso em: 22 ago. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória n. 1060, de 2020. Altera a Lei nº 14.172, de 10 de junho de 2021, que dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/149250. Acesso em: 10 dez. 2021.
CAETANO, M. R.; MENDES, V. da R. Think tanks, redes e a atuação do empresariado na educação. Educar em Revista [online], v. 36, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.75939. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.75939. Acesso em: 10 fev. 2021.
DELLÁCQUA, Sílvia. Massive open online courses (MOOCS): is it real democracy? European Journal of Educational Sciences, v. 1, n. 2, 2014. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1236787.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
DOURADO, L. F. Estado, Educação e Democracia no Brasil: Retrocessos e Resistências. Educação & Sociedade, v. 40, 2019, p. 1-24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vsCq3LjxSXYrmZDgFWwk7tG/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HEATH, M. K. What kind of (digital) citizen? A between-studies analysis of research and teaching for democracy, International Journal of Information and Learning Technology, V. 35, N. 5, p. 342-356, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/IJILT-06-2018-0067 . Disponível em: https://international.vlex.com/vid/what-kind-of-digital-846732208. Acesso em: 10 jan. 2021.
KRUTKA, D. G.; CARPENTER, J. P. Digital Citizenship in the Curriculum. Educational Leadership, v. 75, n. 3, p. 50-55, 2017. Disponível em: https://www.ascd.org/el/articles/digital-citizenship-in-the-curriculum. Acesso em: 10 out. 2021.
LIMA, D. da C. B. P. Políticas públicas de EaD no ensino superior: uma análise a partir das capacidades do Estado. 2013. 285 f. Tese (Doutorado) –Instituto de Economia, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
LIMA, D. da C. B. P.; BATISTA, T. C. D. S. Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo Integrado: uma análise a partir do seu processo de formulação na perspectiva do ciclo de política pública. In: Encontro de pesquisa em educação da ANPEd regional Centro-Oeste: Projeto Nacional de educação: desafios éticos, políticos e culturais, 2016, Brasília. Anais [...]. Brasília, DF: ANPEd, 2016. 18 p.
LIMA, D. da C. B. P. Tecnologias, Educação e formação: Conceitos, Inclusão e Iniciativas. In: ANDERI, E. G. C.; TOSCHI, M. S. (Orgs.). Inclusão digital e social – Conhecimento e Cidadania. Anápolis: Editora UEG, 2016, p. 29-48.
NACIF, P. G. S.; SILVA FILHO, P. A educação brasileira na mira do obscurantismo e Estado mínimo. In: AZEVEDO, J. S. G.; POCHMANN, M. (Orgs.). Brasil: Incertezas e Submissão? São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019, p. 231- 249.
NEGRI, F. de. Políticas Públicas para Ciência e Tecnologia no Brasil: cenário e evolução recente. Brasília: IPEA, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=38409. Acesso em: 10 dez. 2021.
OLIVEIRA, J. F. de; AMARAL, N. C. As transições políticas no Brasil e seu efeito na educação brasileira. Universidades, v. 71, n. 85, 2020, p. 11-31. DOI: https://doi.org/10.36888/udual.universidades.2020.85.274 . Disponível em: http://udualerreu.org/index.php/universidades/article/view/274. Acesso em: 25 maio 2021.
PELLANDA, A (Coord.). Guia dos Guias Covid-19 – Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2020. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/guia-dos-guias-covid-19/. Acesso em: 10 jan. 2021.
PERONI, V. M. V.; LUMERTZ, J. S. A produção de conhecimento e formação de professores no processo de construção da democracia: relação entre público e privado. Revista Imagens da Educação, v. 11, n. 2, p. 212-232, 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.54446 . Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54446/751375152433. Acesso em: 20 dez. 2021.
PHILLIPS, Michael. Digital Technology, schools and teachers workplace learning – policy, practice and identity. London: Palgrave Macmillan, 2016. Disponível em: https://br1lib.org/book/2805156/85697e?dsource=recommend. Acesso em: 10 jan. 2022.
SANTOS, G. E. de los; ROSSER, W. COVID-19 Shines a spotlight on the Digital Divide. The Magazine of Higher Learning, v. 53, n. 1, p. 22-25, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00091383.2021.1850117. Acesso em: 8 jan. 2022.
STOCCHETTI, Matteo. The politics of Educational Reform in the Digtal Age: concepts, assessment and Subversions. In: STOCCHETTI, Matteo (Ed.). Media and education in the Digital Age: concepts, assessments, subversions. Berlin: Peter Lang, 2014, 19-39. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/id/dc723f64-b787-434b-a2e5-df232688483c/1004272.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
STODDARD, J. The need for media education in democratic education. Democracy & Education, 22(1), Article 4, 2014. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=1185&context=home. Acesso em: 10 out. 2021.