PANDEMIA, TRAVESSIAS E MÍDIAS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13394

Palavras-chave:

Pandemia - Mídias - Paulo Freire - Esperança.

Resumo

Este artigo desponta a partir do evento SemiEdu/2021 intitulado, A educação no digital: a pandemia - covid-19, democracias sufocadas e resistências, organizado pelo Lête Ce/PPGE/IE/UFMT. Dessa forma, problematizamos acerca da prática democrática por uma educação pública em contextos pandêmicos, em tempos de isolamento social na cultura da conectividade. Apoiamo-nos, especialmente na live, Paulo Freire: perspectivas educacionais em resistência e fortalecimento das democracias. A intenção é compreender como fazer novos caminhos diante da crise epidemiológica. Nesse caminho, seguimos inspirados no legado de Paulo Freire e na Pedagogia da Esperança, inclinados para a educação popular.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristóteles BERINO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (Campus Nova Iguaçu) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc-UFRRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Paulo Freire, Currículo e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, cotidiano escolar, pedagogia da imagem, estética, cultura e identidades. Coordenador do GRPESQ Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro como representante da UFRRJ (a partir de 2021)

Roberta SANDIM, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutoranda em Educação na UFRRJ. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Atualmente é membra do grupo de pesquisa FRECON - Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo - PPGEduc/UFRRJ. Atuação na área de Letras, com ênfase em língua Portuguesa e Literaturas atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativas, Escola Pública, Formação de professores, Currículo, Imagem, Paulo Freire, Análise do discurso, Mídias e Cultura digital. 

Referências

BERINO, A. Centenário de Paulo Freire e outras conversas da pandemia. São Paulo: Pedro & João Editores, 2021. 232 p.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 184 p.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992. 124 p.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000. 61 p.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 74 p.

FREIRE, P; GUIMARÃES, S. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 184 p.

LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. n.19, p. 20-28, jan. /abr. 2002.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997. 360 p.

QUIJANO, A. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos rumos, n. 37, p. 4-28. 2002.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina-Piauí: Edufpi, 2019. 219 p.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

BERINO, A.; SANDIM, R. PANDEMIA, TRAVESSIAS E MÍDIAS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–10, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13394. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13394. Acesso em: 29 mar. 2024.