EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES, ANSEIOS E DISTÂNCIAS PELA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13391

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Informática na Educação, Práticas com Tecnologias Digitais, Formação de Professores.

Resumo

Muito se tem falado sobre o uso de tecnologias digitais na Educação Básica, tanto em documentos oficiais quanto em pesquisas e relatos de experiências, contudo, as ações vistas na prática são incipientes, não abarcando o cenário nacional, que possui realidades escolares sem infraestrutura e com professores sem formação adequadas. Este artigo é fruto de uma palestra proferida em uma das Mesas Redondas do Seminário de Educação (SemiEdu) 2021, e traz uma discussão acerca desta temática, apontando caminhos e limitantes para que efetivamente se consiga fazer educação com tecnologias digitais em sala de aula.

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Biografia do Autor

Clodis BOSCARIOLI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIA (Grupo de Inteligência Aplicada), ambos da UNIOESTE.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

BOSCARIOLI, C. EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES, ANSEIOS E DISTÂNCIAS PELA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–12, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13391. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13391. Acesso em: 5 nov. 2024.