EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES, ANSEIOS E DISTÂNCIAS PELA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
10.29286/rep.v31ijan/dez.13391Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Informática na Educação, Práticas com Tecnologias Digitais, Formação de Professores.Resumo
Muito se tem falado sobre o uso de tecnologias digitais na Educação Básica, tanto em documentos oficiais quanto em pesquisas e relatos de experiências, contudo, as ações vistas na prática são incipientes, não abarcando o cenário nacional, que possui realidades escolares sem infraestrutura e com professores sem formação adequadas. Este artigo é fruto de uma palestra proferida em uma das Mesas Redondas do Seminário de Educação (SemiEdu) 2021, e traz uma discussão acerca desta temática, apontando caminhos e limitantes para que efetivamente se consiga fazer educação com tecnologias digitais em sala de aula.
Downloads
Referências
BASTOS, T. B. M. C. Um framework de competências digitais para professores a partir de análises de matrizes internacionais. 2020. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5301. Acesso em: 04 fev. 2022.
BASTOS, T. B. M. C.; BOSCARIOLI, C. A competência docente e sua complexidade de conceituação: Uma revisão sistemática. Educação em Revista, v. 37, p. 1-26, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/WbXMQk7cMMYWWTsBYK7v8Vp/?lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1988. Brasília, 2015. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/508200/CF88_EC85.pdf. Acesso em: 04 fev. 2022.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96. Acesso em: 02 fev. 2022.
BRASIL. Constituição. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília, PR, 1997, p. 2-79. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.
BRASIL. República Federativa do Brasil. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo. Brasília, DF, dez. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em 10 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.
GARCIA, C. M. Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto Editora Ltda, 2ª ed., 1999.
GOUVÊA, G. A Divulgação da Ciência, da técnica e Cidadania e a sala de aula. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, M. B. da. (Org). Divulgação Científica na Sala de Aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Unijuí, 2015, p. 14-36.
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Um resgate histórico da trajetória do uso das tecnologias digitais na rede municipal de ensino de Cascavel. In: João Carlos da Silva; Anderson Szeuczuk; Sander Fernando de Paula; Silvia Maria Soares do Prado. (Org.). Ensino de história e memória no contexto do oeste do Paraná. 1. Ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020, p. 247-263.
NÓVOA, A. Concepções e Prática de Formação Contínua de Professores. In: __________ (Org.) Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Coimbra/PT: Educa, p. 49-66, 2002.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! 32 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 99 p. 1999.
SILVA, D. A. A formação continuada em tecnologias digitais ofertada no Paraná sob a ótica de professores da rede estadual de Foz do Iguaçu. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Centro de Educação Letras e Saúde - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R.; BEDIN, M.; FARIAS DE MELLO, E. C.; TAGLIETTI, M. Aspectos afetivos e de isolamento social na educação remota: Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem. Temas & Matizes, v. 14, n. 25, p. 35–69, 2021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26479. Acesso em: Acesso em: 01 fev. 2022.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: A questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-28, 1997. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2324/2083. Acesso em: Acesso em: 01 fev. 2022.