Education with digital technologies in basic education: reflections, aspirations, and distances for teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13391


Keywords:

Digital Technologies, Informatics in Education, Practices with Digital Technologies, Teacher Training.

Abstract

A lot has been said about the use of digital technologies in Basic Education, both in official documents and in research and experience reports, however, the actions seen in practice are incipient, not covering the national scenario, which has school realities without infrastructure and with teachers without adequate training. This article is the result of a lecture given at one of the roundtables of the Education Seminar (SemiEdu) 2021, and brings a discussion about this theme, pointing out ways and limitations to effectively be able to do education with digital technologies in the classroom.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Clodis BOSCARIOLI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIA (Grupo de Inteligência Aplicada), ambos da UNIOESTE.

References

BASTOS, T. B. M. C. Um framework de competências digitais para professores a partir de análises de matrizes internacionais. 2020. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5301. Acesso em: 04 fev. 2022.

BASTOS, T. B. M. C.; BOSCARIOLI, C. A competência docente e sua complexidade de conceituação: Uma revisão sistemática. Educação em Revista, v. 37, p. 1-26, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/WbXMQk7cMMYWWTsBYK7v8Vp/?lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1988. Brasília, 2015. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/508200/CF88_EC85.pdf. Acesso em: 04 fev. 2022.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96. Acesso em: 02 fev. 2022.

BRASIL. Constituição. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília, PR, 1997, p. 2-79. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.

BRASIL. República Federativa do Brasil. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo. Brasília, DF, dez. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em 10 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.

GARCIA, C. M. Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto Editora Ltda, 2ª ed., 1999.

GOUVÊA, G. A Divulgação da Ciência, da técnica e Cidadania e a sala de aula. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, M. B. da. (Org). Divulgação Científica na Sala de Aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Unijuí, 2015, p. 14-36.

KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Um resgate histórico da trajetória do uso das tecnologias digitais na rede municipal de ensino de Cascavel. In: João Carlos da Silva; Anderson Szeuczuk; Sander Fernando de Paula; Silvia Maria Soares do Prado. (Org.). Ensino de história e memória no contexto do oeste do Paraná. 1. Ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020, p. 247-263.

NÓVOA, A. Concepções e Prática de Formação Contínua de Professores. In: __________ (Org.) Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Coimbra/PT: Educa, p. 49-66, 2002.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! 32 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 99 p. 1999.

SILVA, D. A. A formação continuada em tecnologias digitais ofertada no Paraná sob a ótica de professores da rede estadual de Foz do Iguaçu. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Centro de Educação Letras e Saúde - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.

SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R.; BEDIN, M.; FARIAS DE MELLO, E. C.; TAGLIETTI, M. Aspectos afetivos e de isolamento social na educação remota: Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem. Temas & Matizes, v. 14, n. 25, p. 35–69, 2021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26479. Acesso em: Acesso em: 01 fev. 2022.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: A questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-28, 1997. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2324/2083. Acesso em: Acesso em: 01 fev. 2022.

Published

2022-06-29

How to Cite

Education with digital technologies in basic education: reflections, aspirations, and distances for teacher training. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–12, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13391. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13391. Acesso em: 5 dec. 2025.