ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E EDUCAÇÃO ONLIFE: PERSPECTIVA CARTOGRÁFICA E GAMIFICADA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13390

Palavras-chave:

Acompanhamento e Avaliação, Educação Híbrida, Cartografia, Gamificação

Resumo

O artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane SCHLEMMER, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1D. Pós-Doutora em Educação - Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal - Universidade Aberta de Portugal, Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bacharel em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (nota 6 na CAPES) e professora visitante na Universidade Aberta de Portugal - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. É conceptora e líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.gpedu.com.br), desde 2004, pesquisadora-colaboradora do Centro Internacional de Pesquisa Atopos/USP (http://www.atopos.com.br/) e da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO/UAb-PT (http://umielo.uab.pt/).

José António MOREIRA, Universidade Aberta

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2009). Atualmente é Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, onde desempenha, desde 2014, as funções de Diretor da Delegação Regional do Porto. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais da Universidade de Coimbra. Exerce, atualmente, também funções como Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta. Publicou 52 artigos em revistas especializadas e 36 trabalhos em atas de eventos, possui 25 capítulos de livros e 24 livros publicados. Tem participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado e tem realizado investigação, sobretudo, na área da Educação Online e das Tecnologias Digitais

Referências

BACICH, L.; TANZI NETO; A.; TREVISANI, F. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BEATTY, B. J. Projetando um curso híbrido-flexível: criando um ambiente de aprendizagem eficaz para todos os alunos. In: Beatty, B. J. (Ed.). Hybrid-Flexible Course Design. EdTech Books, 2019. Disponível em: < https://edtechbooks.org/hyflex/hyflex_design>

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Clayton Christensen Institute, 2013. Disponível em: <https://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf>

DI FELICE, M. Net-ativismo: da ação social para o ato conectivo. São Paulo: Paulus, 2017.

FLORIDI, L. The Onlife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. Londres: Informática; Rio de Janeiro: Editora 34, 2015. 280 p.

HARAWAY, D. J. Staying with the trouble - making kin in the Chthulucene. Londres: Duke University Press, 2016. 312 p.

HORN, M.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KASTRUP, V. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: KASTRUP, V.; TEDESCO, S.; PASSOS, E. (Org.) Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 91-110.

LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. São Paulo: EDUSC, 2012. 399 p.

LIMA, C.; MORGADO, L.; SCHLEMMER, E. A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva. Revista APEduC Journal, v.1, n. 2., p. 30-51, 2020. Disponível em <https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/137/29>.

MOREIRA, J. A. M.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 63438, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

SCHLEMMER, E.; DI FELICE, M. A qualidade ecológica das interações em plataformas digitais na educação. Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, v. 19, p. 207-222, 2020. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/3883/2535

SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; FRANK, P.; SILVA, F.; SENT, D. ECoDI: A criação de um Espaço de Convivências Digital Virtual. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação ­ XVII SBIE, Brasília, 2006.

SCHLEMMER, E. Laboratórios digitais virtuais em 3d: anatomia humana em metaverso, uma proposta em immersive learning. Revista e-Curriculum, v. 12, p. 2119-2157, 2014.

SCHLEMMER, E. PROJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS: Uma metodologia inventiva para a educação na cultura híbrida e multimodal. MOMENTO - Diálogos em Educação, v. 27, p. 41-69, 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

SCHLEMMER, E.; MOREIRA, J. A. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E EDUCAÇÃO ONLIFE: PERSPECTIVA CARTOGRÁFICA E GAMIFICADA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–20, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13390. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13390. Acesso em: 26 abr. 2024.