MORTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO
DOI:
10.29286/rep.v31ijan/dez.13388Palavras-chave:
Educação, Morte, Legado Digital, Web SocialResumo
Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre o percurso formativo de estudantes da disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Software de uma universidade pública, a partir de uma proposta pedagógica que contemplou estudos acerca da engenharia de software para web a partir de temas do domínio de legado digital pós-morte. Para tanto, foram coletados dados, por meio de observação participante, análise documental e questionário virtual. No estudo, identificamos que a experiência foi positiva tanto para aquisição de conhecimento sobre engenharia de software quanto para reflexões sobre a importância dos sistemas computacionais para gerenciamento de legado digital.
Downloads
Referências
ARANTES, A. C. Q. A morte é um dia que vale a pena viver. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
BBC NEWS. Bitcoins: Bilionário que morreu afogado deixa no limbo fortuna de R$ 11 bilhões em criptomoeda. BBCNews. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57847134 Acesso em 01 de setembro de 2021.
BEPPU, F.; MACIEL, C. Perspectivas Normativas para o Legado Digital Pós-Morte Face à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. In: Workshop sobre as implicações da computação na sociedade (WICS), 1. 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 73-84. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2020.11038.
CARROLL, E.; ROMANO, J. Your Digital Afterlife: When Facebook, flickr and twitter are your estate, what’s your legacy? Berkeley: New Riders, 2011.
DAVI. Dados Além da Vida. Disponível em: http://lavi.ic.ufmt.br/davi/ Acesso em 13 de outubro de 2020. Cuiabá, 2020.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz – Porto Alegre: Artmed, 2006.
DUARTE, T. A possibilidade de investigação a três: reflexões sobre a triangulação (metodológica). CIES e-WorkingPaper, Lisboa, n. 60, p. 1-24, 2009.
GALVÃO, V.; MACIEL, C. Reflexões sobre a Imortalidade Digital em Contextos Educativos. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 59–78, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3192. Acesso em: 2 fev. 2022.
KOVÁCS, M. J. Educação para a morte: quebrando Paradigmas. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2021, 201p.
MACIEL, C. Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2020. 108 slides: color. Slides gerados a partir do software Power Point.
MACIEL, C. Sistemas Gerenciadores de Legado Digital: implicações tecnológicas e legais em redes sociais. In: Brazilian Workshop on social network analysis and mining (Brasnam), 10, 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 275-286. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2021.16148.
MACIEL, C; PEREIRA, V. C. Digital Legacy and Interaction: Post-Mortem Issues. 1.ed. Switzerland: Springer, 2013. v. HCI. 144p.
MACIEL, C. et al. Tecnologias associadas ao pós-morte. In: Cristiano Maciel; José Viterbo. (Org) Computação e sociedade: a sociedade - volume 3. [e-book]/ 1ª edição. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 2020.
ÖHMAN, C. J., WATSON, D. Are the dead taking over Facebook? A Big Data approach to the future of death online." Big Data & Society 6.1, 2019.
ÖHMAN, C., FLORIDI, L. The political economy of death in the age of information: A critical approach to the digital afterlife industry. Minds and Machines, v. 27, n. 4, p. 639-662, 2017.
OLIVEIRA, J. P. M.; WAGNER, F. R.; GASPARINI, I. A formação em computação. In: Cristiano Maciel; José Viterbo. (Org) Computação e sociedade: a profissão - volume 1. [e-book] / 1ª edição. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 2020.
PINHEIRO, T. S. M. et al. Revisiting empathy games concept from user comments perspective. In Proceedings of the XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. New York: ACM, 2021. DOI: 10.1145/3472301.3484359.
PRESSMAN, R.S.; LOWE, D. Engenharia Web. São Paulo: LTC, 2009.
RIBEIRO, R. R. A morte midiatizada: como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida. Rio de Janeiro: Eduff, 2015.
TAVARES, G. R. Do luto à luta. Belo Horizonte: Folium, 2014.
TREVISAN, D. et al. Perspectives on interaction with dead users' profiles on Facebook. In Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC '21). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 42, 2021, p. 1–11. DOI: https://doi.org/10.1145/3472301.3484363.
TREVISAN, D.; MACIEL, C. Morte, Educação e Tecnologias Digitais: Reflexões em tempos de Pandemia. SBC Horizontes, jul. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/07/02/morte-educacao-e-tecnologias-digitais/ Acesso em: 06 de julho de 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Reestruturação curricular do curso de bacharelado em Ciência da computação. Instituto de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. Cuiabá/MT. 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto de criação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Instituto de Computação. Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. Cuiabá/MT. 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Plano de Ensino. Tópicos Especiais em Engenharia De Software. Sistemas de Informação/Campus Cuiabá. UFMT. Cuiabá/MT. 2020a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Resolução CONSEPE N.º 32, de 08 de julho de 2020. Cuiabá, 2020b. Disponível em: https://www.ufmt.br/flexibiliza/docs/sobre/ Acesso em 02 de fevereiro de 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Semiedu 2021. Cuiabá. 2021. Disponível em: https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/ semiedu/SemiEdu2021 Acesso em 08 de dezembro de 2021.
YAMAUCHI, E. A. et al. Digital Legacy Management Systems: Theoretical, Systemic and User’s Perspective. In: 23rd International Conference on Enterprise Information Systems, 2021, Online Streaming. Proceedings of the 23rd International Conference on Enterprise Information Systems, 2021. p. 41. DOI: 10.5220/0010449800410053.