MORTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13388

Palavras-chave:

Educação, Morte, Legado Digital, Web Social

Resumo

Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre o percurso formativo de estudantes da disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Software de uma universidade pública, a partir de uma proposta pedagógica que contemplou estudos acerca da engenharia de software para web a partir de temas do domínio de legado digital pós-morte. Para tanto, foram coletados dados, por meio de observação participante, análise documental e questionário virtual. No estudo, identificamos que a experiência foi positiva tanto para aquisição de conhecimento sobre engenharia de software quanto para reflexões sobre a importância dos sistemas computacionais para gerenciamento de legado digital.

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Biografia do Autor

Daniele TREVISAN, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTece e Dados Além da Vida - DAVI. Mestre em Educação (PPGE/UFMT), pós-graduada em Educação e Diversidade e Docência no Ensino Superior pela UNEMAT e graduada em Pedagogia e Letras/Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. É professora efetiva da educação básica - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) na E.E José Alves Bezerra no município de Porto dos Gaúchos/MT. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Letramentos Digitais, Letramento Crítico e Legado Digital Pós morte.

Cristiano MACIEL, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação (PROFNIT), pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE); Foi Diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). É Diretor de Eventos e Comissões Especiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e consultor do Programa Meninas Digitais. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Seus interesses são pelas áreas de aplicações Internet, interação humano-computador, engenharia de software, gerência de projetos, redes sociais, governo eletrônico, legado digital pós-morte e tecnologias na educação

Silvia Amélia BIM, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutora em Ciências - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Curitiba. Autora dos livros infantis "A vida de Ada Lovelace" e "Ada Lovelace: a condessa curiosa". Faz parte do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais (SBC) e da Comissão de Educação da SBC. Coordena o projeto de extensão TIChers e compõem a coordenação do LAPIC - Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares da UTFPR-CT. Suas áreas de interesse são: Interação Humano-Computador (IHC), Engenharia Semiótica, Avaliação de IHC, Educação em Computação e Mulheres na Computação

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

TREVISAN, D.; MACIEL, C.; BIM, S. A. MORTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–20, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13388. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13388. Acesso em: 28 mar. 2024.