CONTRIBUIÇÕES À CRÍTICA AO TECNOCENTRISMO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13374

Palavras-chave:

Tecnologias e educação, Tecnocentrismo, Abstração, Lógica dialética

Resumo

A crítica ao tecnocentrismo está presente na produção acadêmica no que diz respeito às relações entre tecnologias e educação, especialmente com base no argumento de que as tecnologias não desempenham papel preponderante na transformação das práticas pedagógicas. Por outro lado, tal produção insere-se na perspectiva tecnocêntrica do determinismo tecnológico, preconizando a imperiosa inserção dessas tecnologias nas práticas pedagógicas, as quais devem incluir os avanços tecnológicos. Este artigo defende que - para superar o tecnocentrismo - é necessária uma crítica dialética, a partir do exercício de um pensamento que parte e volta ao concreto, passando pelo abstrato.

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Biografia do Autor

Joana PEIXOTO, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1982), especialização em Informática e Educação pela Unicamp (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991), DEA "Approches Plurielles en Sciences de l'Éducation" (2002) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8 (2005). Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação da PUC GOIÁS e professora no Instituto Federal de Educação, Cência e Tecnologia de Goiás. É líder do Kadjót - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Tem experiência em formação de professores, com ênfase na área de Tecnologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e educação, informática e educação, mídia e educação, educação a distância e na relação destes temas com a formação de professores.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

PEIXOTO, J. CONTRIBUIÇÕES À CRÍTICA AO TECNOCENTRISMO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–15, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13374. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13374. Acesso em: 29 mar. 2024.