A BNCC DO ENSINO MÉDIO: DAS CONTROVÉRSIAS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO AO TEXTO APROVADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12745


Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio

Resumo

Foram objetivos da pesquisa ora relatada: identificar os sujeitos envolvidos na formulação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e, também, problematizar o texto aprovado relacionando-o aos interlocutores e argumentos encontrados na primeira audiência pública acerca do tema, tomada aqui como campo relevante para a análise pretendida. A partir da transcrição integral das falas nessa Audiência, foram categorizados grupos de interesse e problematizadas as argumentações. Identificou-se uma polarização marcada pela arguição favorável à Reforma do Ensino Médio e à BNCC, concentrada em representantes ligados a fundações e associações do terceiro setor. A argumentação contrária foi protagonizada, majoritariamente, por entidades do campo acadêmico-científico e político-organizativo como sindicatos docentes e movimento estudantil.

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Biografia do Autor

  • Renata Peres BARBOSA, UFPR

    Doutora em Educação e professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná.

  • Monica Ribeiro da SILVA, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Educação e professora Titular da Universidade Federal do Paraná.

  • Lucas Gabriel MOTTA, Universidade Federal do Paraná

    Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

A BNCC DO ENSINO MÉDIO: DAS CONTROVÉRSIAS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO AO TEXTO APROVADO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12745. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12745. Acesso em: 27 mar. 2025.