A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: TENSÕES E DESAFIOS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.12382

Palavras-chave:

Identidade profissional, Coordenação pedagógica, Sistema de gestão pedagógica

Resumo

Este artigo integra investigação maior que problematizou a implementação de um Programa denominado Sistema de Gestão Pedagógica, no contexto do trabalho da coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Tem como propósito discutir a relação entre a institucionalização do recurso tecnológico e a constituição da identidade profissional de coordenadores pedagógicos. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos sociológicos sobre identidade profissional. A pesquisa, de caráter qualitativo, lançou mão da análise de fontes documentais, da observação participante, e da realização de entrevista compreensiva para desvelar o fenômeno investigado. O foco deste artigo está nas etapas desenvolvidas no campo de pesquisa. A inclusão do Programa no trabalho dos coordenadores pedagógicos revela novas possibilidades de atuação profissional, repercutindo assim, na (re) construção da identidade profissional.

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Biografia do Autor

Kamila Lima de SANTANA, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação. São Paulo, SP. Brasil.

Ângela Maria MARTINS, Fundação Carlos Chagas / Unicid (SP)

Doutora em Educação. Professora do PPGE-Universidade Cidade de São Paulo. Pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas. São Paulo, SP. Brasil.

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

LIMA DE SANTANA, K.; MARIA MARTINS, Ângela . A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: TENSÕES E DESAFIOS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–19, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12382. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12382. Acesso em: 1 maio. 2024.