A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: TENSÕES E DESAFIOS
DOI:

Palavras-chave:
Identidade profissional, Coordenação pedagógica, Sistema de gestão pedagógicaResumo
Este artigo integra investigação maior que problematizou a implementação de um Programa denominado Sistema de Gestão Pedagógica, no contexto do trabalho da coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Tem como propósito discutir a relação entre a institucionalização do recurso tecnológico e a constituição da identidade profissional de coordenadores pedagógicos. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos sociológicos sobre identidade profissional. A pesquisa, de caráter qualitativo, lançou mão da análise de fontes documentais, da observação participante, e da realização de entrevista compreensiva para desvelar o fenômeno investigado. O foco deste artigo está nas etapas desenvolvidas no campo de pesquisa. A inclusão do Programa no trabalho dos coordenadores pedagógicos revela novas possibilidades de atuação profissional, repercutindo assim, na (re) construção da identidade profissional.
Downloads
Referências
ANGELO, C. B.; MENDES, I. A. Entrevista Compreensiva: desvelando os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura. UFRN, n. 19, p. 29-41, 2015.
ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 351-367, 2012.
DUBAR, C. A. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
KAUFMANN, J.-C. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª. Edição. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2018.
SÃO PAULO (Município). Lei nº 9.874 de 18 de janeiro de 1985. Reestrutura a Carreira do Magistério Público e instituiu a Evolução Funcional, 1985.
SÃO PAULO (Município). Decreto nº 54.453 de 10 de outubro de 2013. Fixa as atribuições dos profissionais de educação que integram as equipes escolares das unidades educacionais da rede municipal de ensino, 2013.
SÃO PAULO (Município). Portaria nº 1.224, de 10 de fevereiro de 2014. Institui o Sistema de Gestão Pedagógica – SGP no âmbito da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e dá outras providências, 2014.
SÃO PAULO (Município). Coordenadoria Pedagógica: Orientações didáticas do currículo da cidade: Coordenação pedagógica. – São Paulo: SME / COPED, 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 3ª reimpressão, 2017.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Educação & Sociedade. Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000.