QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.11910

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Metodologias Ativas, Práticas de Ensino na Comunidade, Representações Sociais

Resumo

O entendimento do conceito de saúde deve subsidiar a formação dos profissionais, somado à integração com as comunidades. O presente estudo objetivou a análise das representações, apreendidas por estudantes da saúde, de uma universidade pública, sobre Práticas de Ensino na Comunidade, desenvolvidas com metodologias ativas. Para tanto, foram aplicados questionários e analisados seus enunciados por meio do software IRAMUTEQ, baseando-se na Teoria das Representações Sociais (TRS). Os dados revelaram que os estudantes materializaram seus discursos nas categorias: humanização, realidade e formação em saúde. De forma similar, apontaram que as Práticas de Ensino na Comunidade passam por descontinuidades, podendo comprometer o contato com a coletividade.

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Biografia do Autor

Luiz Ricardo Oliveira SANTOS, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE.

Matheus Oliveira Viana MENESES, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Farmácia. Universidade Federal de Sergipe, Lagarto/SE.

Jailton de Jesus COSTA, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Geografia. Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

OLIVEIRA SANTOS, L. R. .; OLIVEIRA VIANA MENESES, M. .; DE JESUS COSTA, J. QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–22, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.11910. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11910. Acesso em: 5 nov. 2024.