QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.11910

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Metodologias Ativas, Práticas de Ensino na Comunidade, Representações Sociais

Resumo

O entendimento do conceito de saúde deve subsidiar a formação dos profissionais, somado à integração com as comunidades. O presente estudo objetivou a análise das representações, apreendidas por estudantes da saúde, de uma universidade pública, sobre Práticas de Ensino na Comunidade, desenvolvidas com metodologias ativas. Para tanto, foram aplicados questionários e analisados seus enunciados por meio do software IRAMUTEQ, baseando-se na Teoria das Representações Sociais (TRS). Os dados revelaram que os estudantes materializaram seus discursos nas categorias: humanização, realidade e formação em saúde. De forma similar, apontaram que as Práticas de Ensino na Comunidade passam por descontinuidades, podendo comprometer o contato com a coletividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo Oliveira SANTOS, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE.

Matheus Oliveira Viana MENESES, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Farmácia. Universidade Federal de Sergipe, Lagarto/SE.

Jailton de Jesus COSTA, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Geografia. Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE.

Referências

ANJOS, L. S. dos et al. Formação, humanização e o cuidado em saúde na Nutrição: percepção dos estudantes de uma universidade pública. Cenas Educacionais, Caetité/BA, v. 4, n. e10789, p.1-13, 2021.

ARAÚJO, G. B.; ALVES-FILHO, F, W. P.; SANTOS, R. da S.; LIRA, R. C. M. Territorialização em saúde como instrumento de formação para estudantes de Medicina: relato de experiência. SANARE, Sobral/CE, v.16, n. 1, p. 124-129, jan./jun. 2017.

ARAÚJO, J. S. de; XAVIER, M. P. O conceito de saúde e os modelos de assistência: considerações e perspectivas em mudança. Revista Saúde em Foco, Teresina, v. 1, n. 1, p. 137-149, jan./jun. 2014.

BATISTA, N. A.; ROSSIT, R. A. S.; BATISTA, S. H. S. da S.; SILVA, C. C. B. da; UCHÔA-FIGUEIREDO, L. da R.; POLETTO, P. R. Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, (Supl. 2), p. 1705-1715, 2018. DOI: 10.1590/1807-57622017.0693

BATISTA, S. H. S. da S.; JANSEN, B.; ASSIS, E. Q.; SENNA, M. I. B.; CURY, G. C.. Formação em saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 19, Supl., p. 743-752, 2015.

BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização em três versões no contexto da didática e formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 35, p. 103-120, jan./abr., 2012.

CARVALHO, B. G.; PEDUZZI, M.; AYRES, J. R. C. M. Concepções e tipologia de conflitos entre trabalhadores e gerentes no contexto da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 7, p. 1453-1462, jul. 2014. DOI: doi.org/10.1590/0102-311X00134613

FALEIROS, F.; KÄPPLER, C.; PONTES, F. A. R.; SILVA, S. S. da C.; GOES, F. dos S. N. de; CUCICK, C. D. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 4, p. 1-6, 2016.

FARIA, L.; QUARESMA, M. A.; PATIÑO, R. A.; SIQUEIRA, R.; LAMEGO, G.. Integração ensino-serviço-comunidade nos cenários de práticas na formação interdisciplinar em saúde: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) no sul da Bahia, Brasil. Interface, Botucatu, p. 1-10, jun. 2018.

FARIAS, D. N. de; RIBEIRO, K. S. Q. S.; ANJOS, U. U. dos; BRITO, G. E. G. de. Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade na Estratégia Saúde da Família. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 16 n. 1, p. 141-162, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00098

GONTIJO, E. D.; FREIRE-FILHO, J. R.; FORSTER, A. C. Educação Interprofissional em Saúde: abordagem na perspectiva de recomendações internacionais. Cadernos do Cuidado, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 20-38, dez. 2019. DOI: dx.doi.org/1029397/cc.v3n2.186

KLAMT, L. M.; SANTOS, V. S. dos. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo - estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista/SP, v. 10, n. 4, e8210413786, 2021. DOI: dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13786

LOWEN, I. M. V.; PERES, A. M.; CROZETA, K.; BERNARDINO, E.; BECK, C. L. C. Managerial nursing competencies in the expansion of the Family Health Strategy. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 49, n. 6, p. 964-970, dez. 2015. DOI: doi.org/10.1590/S0080-623420150000600013

MAFRA, M. V. P.; FLORES, D. A. da C. Trabalho de campo no ensino da Geografia na Educação Básica: dificuldades e desafios para professores. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia/MG, v. 8, n. 15, p. 6-16, jul./dez. 2017.

MENDES, F. R. P.; ZANGÃO, M. O. B.; GEMITO, M. L. G. P.; SERRA, I. da C. C. Representações sociais de estudantes de Enfermagem sobre assistência hospitalar e atenção primária. Rev. Bras. Enferm., São Paulo, v. 69, n. 2, p. 343-350, mar./abr. 2016. DOI: dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690218i

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

NEVES, K. F. Os trabalhos de campo no ensino de Geografia: reflexões sobre a prática docente na Educação Básica. Ilhéus: Editus, 2015.

QUERIDO, I. A.; NAGHETTINI, A. V.; ORSINI, M. R. de C. A.; BARTHOLOMEU, D.; MONTIEL, J. M. Fatores associados ao estresse no internato médico. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 40, n. 4, p. 565-573, 2015.

SANTOS, L. R. O.; COSTA, J. de J.; MELO E SOUZA, R. Educação (Ambiental) para a cidadania: ações e representações de estudantes da Educação Básica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande/RS, v. 37, n. 1, p. 188-207, 2020.

SANTOS, L. R. O.; MELO E SOUZA, R.; COSTA, J. de J. A metodologia da problematização no contexto da Educação Básica: possíveis caminhos para a formação de reeditores ambientais. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, p. 257-217, 2017.

SOUZA, C. L. de; ANDRADE, C. S. Saúde, meio ambiente e território: uma discussão necessária na formação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 10, p. 4113-4122, 2014.

SOUZA, M. A. R. de; WALL, M. L.; THULER, A. C. de M. C.; LOWEN, I. M. V.; PERES, A. M. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, 52:e03353, 2018. DOI: dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017015003353

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

OLIVEIRA SANTOS, L. R. .; OLIVEIRA VIANA MENESES, M. .; DE JESUS COSTA, J. QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–22, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.11910. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11910. Acesso em: 19 abr. 2024.