REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.11893

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Educação em Saúde, Formação de professores, Cidadania

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a Alfabetização Científica em saúde ao aluno do Ensino Médio.  O estudo utiliza a revisão bibliográfica narrativa e a análise descritiva para aprofundamento teórico das discussões. Os resultados traduzem a relevância da Alfabetização Científica em saúde, especificamente a Educação em Saúde como forma de instrumentalizar e criar cultura de saúde para escolhas e decisões pautadas pela ciência, com reflexo na qualidade de vida desse aluno. Outro aspecto é a formação inicial e continuada dos professores, levando em consideração a necessidade de mudança de currículo e inovação no ensino de Ciência, inclusivo e acessível.

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Biografia do Autor

Fernanda Cristina Foss DE ZORZI, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutoranda em Educação em Ciências - PPGECi- UNIPAMPA - Uruguaiana/RS (início em agosto 2019). Mestra em Políticas Públicas - Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas - Mestrado Profissional - UNIPAMPA - São Borja, RS (2018). Graduação em Enfermagem (UNIJUI/2001). Possui Pós-Graduação" Lato Sensu" em Gerência de Serviços de Enfermagem (UNIJUI/2004); Pós-Graduação "Lato Sensu" em Saúde Pública (IBPEX/2005), Pós- Graduação " Lato Sensu" em Enfermagem do Trabalho (UNINTER, 2015) e Pós-Graduação "Lato Sensu" no Ensino Técnico (SENAC/2020). Pesquisadora na área de Políticas Públicas Sociais: Saúde (Saúde do Adolescente; Saúde na Escola; Saúde da Família e do Trabalhador), Educação (Políticas voltadas ao Ensino Médio e Formação de Professores, Saúde na Escola); Educação em Saúde; formação de profissionais da área da saúde e Políticas de Participação social,. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Estágio e Formação de professores)/ 2019- GEPEF ; LABPOLÍTER- Programa de Pós -Graduação- UNIPAMPA/São Borja. Membro do comitê de formação da Associação dos Egressos do Programa de Pós -Graduação de Políticas Pública ( Mestrado Profissional)- UNIPAMPA - São Borja.Experiência: Área da Enfermagem com ênfase em Saúde Pública (Educação em Saúde, Saúde da Família, Saúde do Adolescente, Saúde na Escola); Saúde do Trabalho; Formação de professores do Ensino Médio; Implementação e Coordenação de curso Técnico em Enfermagem (SENAC/ São Borja); Coordenação de Curso Técnico em Segurança do Trabalho (SENAC/São Borja); Docência com ênfase na formação Técnica em Enfermagem e Enfermagem do Trabalho e; experiência Enfermagem Hospitalar (Auditoria em Enfermagem e Assistência de Enfermagem clínica e cirúrgica).

Jaqueline COPETTI, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2005), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM (2013). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF. Trabalha com as áreas de Educação Física escolar, Educação e Saúde, Formação de Professores, Inclusão e Ensino. 

Raquel RUPPENTTHAL, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS. 

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

DE ZORZI, F. C. F. .; COPETTI, J. .; RUPPENTTHAL, R. . REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 569–587, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.11893. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893. Acesso em: 1 maio. 2024.