REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.11893


Palabras clave:

Alfabetização Científica, Educação em Saúde, Formação de professores, Cidadania

Resumen

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a Alfabetização Científica em saúde ao aluno do Ensino Médio.  O estudo utiliza a revisão bibliográfica narrativa e a análise descritiva para aprofundamento teórico das discussões. Os resultados traduzem a relevância da Alfabetização Científica em saúde, especificamente a Educação em Saúde como forma de instrumentalizar e criar cultura de saúde para escolhas e decisões pautadas pela ciência, com reflexo na qualidade de vida desse aluno. Outro aspecto é a formação inicial e continuada dos professores, levando em consideração a necessidade de mudança de currículo e inovação no ensino de Ciência, inclusivo e acessível.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Cristina Foss DE ZORZI, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

    Enfermera, estudiante de doctorado del Programa de Postgrado en Educación Científica: Química de la Vida y Salud, UNIPAMPA / Uruguaiana / RS.

  • Jaqueline COPETTI, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

    Profesor titular en PPG Science Education: Life Chemistry y Health en UNIPAMPA

  • Raquel RUPPENTTHAL, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

    Profesor titular en PPG Science Education: Life Chemistry y Health en UNIPAMPA

Referencias

ANDRADE, F. Desafios da prática docente: diálogos com a Educação Social. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 393-401, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8397/5633. Acesso em: 15 fev. 2021.

BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Ministério da Educação, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso: em 07 out. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Ministério da Educação. Brasília, DF. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 15 mai. 2019.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL. Resolução n° 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 30 jun. 2020.

CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação no ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, A.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. O ensino de ciências como compromisso científico e social. São Paulo: Cortez, 2012.

CEOLIN, I.; CHASSOT, A.; NOGARO, A. Ampliando a alfabetização científica por meio do diálogo entre saberes acadêmicos, escolares e primevos. Revista Fórum Identidades. Itabaiana, v. 18, p. 13-34. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/4751. Acesso em: 09 set 2020.

CHASSOT, Á. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

CHASSOT, Á. A pesquisa de saberes primevos catalisando a Indisciplinaridade. In: AZEVEDO, Jose; REIS, Jonas (ORG). O Ensino médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. São Paulo: Fundação Santillana: Moderna, 2014. Disponível em: https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-ontent/uploads/2020/07/EMDesafiosPratica.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023

CHASSOT, Á. Formação de professores no ensino de ciências e matemática. Revista Eventos Pedagógicos, v. 8, n. 1 (21. ed.), p. 10-31, 2017. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: 20 mai. de 2023.

CÔCO. D. Revisão de literatura na área de ensino de Humanidades. Investigação Qualitativa em Educação. V. 1, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7340001. Acesso em: 25 fev. 2022.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Editora Cortez. 2011.

FONTOURA; R. O processo de educação em saúde para além do hegemônico na prática docente. Contexto & Educação, v. 33, nº 106, p. 84-98, 2018. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/vie. Acesso em: 30 ago. 2020.

GIL, Antônio. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MARINHO, J.; SILVA, J. Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares. Ensino, Saúde e Ambiente – v. 6, n. 3, p. 21-38, 2013. Disponível: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21140. Acesso em: 10 ago. 2020.

MARINHO, J.; SILVA, J.; FERREIRA, M. A educação em saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro. v.20, n.2, p.653-673, 2015. Disponível em: Acesso em: https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v22n2/0104-5970-hcsm-2014005000025.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

MIRANDA, M.; SUAR, R.; MARCONDES, M. Promovendo a alfabetização científica por meio de ensino investigativo no ensino médio de química: contribuições para a formação inicial docente. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.17, n. 3, p. 555-58, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v17n3/1983-2117-epec-17-03-00555.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.

MOHR, A.; VENTURI, T. Fundamentos e objetivos da educação em saúde na escola: contribuições do conceito de alfabetização científica. In: IX Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, p. 2348-2352, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/38988588.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.

MOREIRA, M., MASSONI, N. Interfaces entre visões epistemológicas e ensino de ciências. Ensino, Saúde e Ambiente, v.9, n. 1, p. 1-32, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21213/12685. Acesso em: 05 jul. 2020.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2° edição. Brasília: UNESCO. 2011.

PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

PROCHNOW, T.; SOUZA, M.; FARIAS, M. Diagnóstico parcial das ações desenvolvidas para educação em saúde no ensino público em Boa Vista/Roraima/BR. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.7, n.21, p.7-22, 2016.Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1266. Acesso em: 08 dez. 2020.

RODRIGUES, Á.; MIZUKAMI, M.; ROCHA, S.; DOMINGUES, Isa. Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 61, p. 13-30, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307/pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

ROTHER, E. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista Enfermagem, v. 20, n. 2, p. 5-6, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3070/307026613004.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.

SASSERON, L.; CARVALHO, A. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, V16(1), pp. 59-77, 2011. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em: 25 jun. 2023.

SASSERON, L.; MACHADO, V. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SASSERON, L. H. Sobre ensinar ciências, investigação e nosso papel na sociedade. Ciência e Educação, Bauru, v. 25, n. 3, p. 563-567, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/d5mWbk4cxM9hWfdQhntSLFK/?lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2021.

SASSERON, L. Interações discursivas e argumentação em sala de aula: a construção de conclusões, evidências e raciocínios. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.22, p.1-29, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v22/1983-2117-epec-22-e20073.pdf. Acesso em: 09 dez. 2020.

SCHULZE, C.; CAMARGO, B.; WACHELKE, J. Alfabetização científica e representações sociais de estudantes de ensino médio sobre ciência e tecnologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 58, n. 2, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v58n2/v58n2a04.pdf. Acesso em: 02 set. 2020.

SILVA-SATLOV, I.; PÉREZ, R. Alfabetización científica para la salud global: una reflexión respecto a la formación en investigación. Interface, Botucatu, v. 23, 1-9, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v23/1807-5762-icse-23-e170444.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.

SOUSA, M.; GUIMARÃES, A.; AMANTES, A. A Saúde nos Documentos Curriculares Oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação Ciências, v. 19, p. 129–153, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4918/9955. Acesso em: 04 nov. 2019.

TELES, T. P.; OLIVEIRA, J. R. A alfabetização científica em atividades didáticas para educação em saúde por meio do uso de textos de divulgação científica: uma pesquisa bibliográfica. Revista Práxis, v. 13, n. 25, junho, 2021. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3045. Acesso em: 10 jan. 2023.

TORRES, C.; BARBOSA, S..; PINHEIRO, P.; VIEIRA, N. A saúde e a educação popular com adolescentes. Revista Rene. Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 47-56, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3240/324027972005.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

VENTURI, T.; PEDROSO, I.; MOHR, A. Educação em saúde na escola a partir de uma perspectiva pedagógica: discussões acerca da formação de professores. In: Anais VI Encontro Regional Sul de Biologia e XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas: a docência em biologia da formação inicial à continuada tecendo CTSA, Santo Ângelo, 2013. Disponível em: http://san.uri.br/sites/anais/erebio2013/comunicacao/13437_130_Tiago_Venturi.pdf. Acesso em: 10 de set. 2020.

VENTURI, T.; MOHR, A. Aproximando pesquisa e prática docente: contribuições de um curso de formação de professores no tema da educação em saúde. In: X Congreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciencias, 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/334437/42529. Acesso em: 12. mar. 2021

Publicado

2023-08-25

Cómo citar

REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 569–587, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.11893. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893. Acesso em: 16 dec. 2025.