EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTAL: A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM RELAÇÃO À ATIVIDADE DE ESTUDO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.11579

Palavras-chave:

Educação desenvolvimental, Educação matemática, Atividade de estudo, Conhecimento matemático

Resumo

O estudo aborda elementos constitutivos da apropriação de conhecimento matemático por meio da atividade de estudo. Vale-se de pesquisa bibliográfica e de análise documental sobre a forma como alguns conceitos aparecem nos programas de ensino de Matemática e como poderiam ser tratados na perspectiva da educação desenvolvimental. O referencial teórico envolve aportes da teoria histórico-cultural de Vigotsky, no sistema de ensino Elkonin-Davidov, além de pressupostos teóricos da renovação dos programas de ensino de Matemática no Brasil. Conclui-se que a apropriação dos conhecimentos matemáticos a partir da atividade de estudo contribui para uma educação que forma para a autonomia e autoformação.

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Biografia do Autor

José Carlos MIGUEL, UNESP, Câmpus de Marília

Livre-Docente em Educação Matemática pela UNESP, Câmpus de Marília. Professor Associado vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília.

Sirley Leite FREITAS, Instituto Federal de Rondônia, Câmpus de Cacoal, RO

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília. Professora vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia, UNIR.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

MIGUEL, J. C. .; FREITAS, S. L. . EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTAL: A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM RELAÇÃO À ATIVIDADE DE ESTUDO . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.11579. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11579. Acesso em: 27 abr. 2024.