PROJETOS DE FORMAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE: ANÁLISE CRÍTICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.11573

Palavras-chave:

Educação profissional, Formação profissional, Políticas públicas em educação

Resumo

É significativa a atuação dos trabalhadores técnicos no cuidado em saúde. O objetivo deste estudo é analisar quais são os objetivos, finalidades e concepções adotados nos planos de cursos de educação profissional técnica de nível médio na área da saúde, de escolas públicas e privadas no estado de São Paulo. Pesquisa qualitativa, documental, fundamentada em perspectiva histórico-dialética. Os objetivos e concepções adotados trazem à tona a tensão entre formação humana e formação para o mercado e suas implicações em termos de afastamentos e aproximações em relação ao SUS.

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Biografia do Autor

Adriana Katia CORRÊA, EERPUSP

Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Doutora em Enfermagem pela USP e Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP – SP.

Maria José CLAPIS, EERP USP e Un. Fed. Alfenas

Professora Associada aposentada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Atuação em um curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e em Programa de Pós-Graduaçao em Enfermagem em Saúde Pública. Profa. Visitante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas - MG.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

KATIA CORRÊA, A. .; CLAPIS, M. J. . PROJETOS DE FORMAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE: ANÁLISE CRÍTICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–22, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11573. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11573. Acesso em: 5 nov. 2024.