CAPOEIRA UESC ONLINE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isaque Santos Silva isaque.sansilva@gmail.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Elias Andrade dos Santos de Oliveira easoliveira.ppgef@uesc.br
    Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lázaro Emanuel Rodrigues de Oliveira lazaro.ero@gmail.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luiz Henrique da Silva lhsilva@uesc.br
    Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19219


Palavras-chave:

Capoeira Online, Ensino Remoto, Covid-19

Resumo

Este trabalho busca apresentar um relato de experiência abrangente sobre o processo de concepção, implementação e avaliação de um programa de ensino 100% online da Universidade Estadual de Santa Cruz, elaborado durante a pandemia de 2020 e 2021. Trata-se de um relato de experiência descritivo e exploratório que engloba uma abordagem qualitativa, incluindo observação intensiva e prolongada do programa, com registros detalhados, permitindo uma interpretação aprofundada e análise dos dados. A análise das avaliações do programa revelou acessibilidade que atendeu um público diversificado em nível de aprendizagem da Capoeira. Foi observado também que é possível aprender em ambiente virtual o conhecimento tanto teórico quanto prático da Capoeira. Dessa forma, o programa Capoeira UESC Online desempenhou um papel significativo na comunidade, promovendo atividade física e enriquecendo a valorização da cultura de matriz africana durante o desafiador período da pandemia em 2021, alinhando-se aos objetivos fundamentais do Projeto de Extensão GAM.

Referências

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im) possibilidades. Revista encantar, v. 2, p. 1-11, 2020.

BENEDETTI, Tania Rosane Bertoldo et al. Atividade física para terceira idade em tempos de pandemia: um relato de experiência. Extensio: revista eletrônica de extensão, v. 19, n. 42, p. 136-148, 2022.

BORDA, Flora Margarida Antonioli. Capoeira angola e promoção da saúde: reflexões a partir de uma revisão de literatura. Revista de educação popular, ed. esp., p. 104-122, 2020.

BRASIL. Brasil confirma o primeiro caso do novo coronavírus. 2020. Available at: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus>. Accessed on: oct. 8, 2024.

BRASIL. Brasil declara estado de transmissão comunitária do coronavírus. 2020. Available at: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-governo-declara-transmissao-comunitaria-em-todo-o-pais>. Accessed on: oct. 8, 2024.

BRASIL. Ministério da Educação: extensão na educação superior brasileira, 2014. Available at . Accessed on: oct. 8, 2024

COLL, Cesar et al. Os conteúdos na reforma: ensino aprendizagem dos conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

COLLOCA, Pedro Maiorano. O ensino remoto de ‘lutas no mundo’ em aulas de educação física na pandemia de covid-19. 2021. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2021.

COSTA, António Marques da. Prescrição de exercício físico presencial vs online: combate ao sedentarismo em tempos de pandemia. 2022. 70f. Dissertação (Mestrado em Exercício Físico e Saúde). Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2022.

DAMÁSIO, Bruno Figueiredo; BORSA, Juliane. Calegaro. Instrumentos psicológicos: manual de desenvolvimento. São Paulo: Vetor, 2017.

FEIJÓ, Amanda Monteiro; VICENTE, Ernesto Fernando Rodrigues; PETRI, Sérgio Murilo. O uso das escalas Likert nas pesquisas de contabilidade. Revista gestão organizacional, v. 13, n. 1, p. 27-41, 2020.

FONSECA, Michele Pereira de Souza; COELHO, Cintia Carolina; CALOEIRO, Giovanna Trotte. O projeto de extensão educação física escolar na perspectiva inclusiva e suas ações remotas na pandemia. Expressa extensão, v. 28, n. 2, p. 5-16, 2023.

JATI, Schneyder Rodrigues. Efeitos da prática de capoeira adaptada sobre a densidade mineral óssea, autonomia funcional e qualidade de vida de mulheres idosas. 2018. 160f. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2018.

JENNINGS, George. Coaching self‐defense under covid‐19: challenges and solutions in the police and civilian domain. Sociología del deporte, v. 1, n. 2, p.13-24, 2020.

JESUS, Glauber Bedini de. App projeto judô: o uso das tecnologias no processo de democratização da modalidade. 2020. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2020.

MATTOS, Samuel Miranda et al. Recomendações de atividade física e exercício físico durante a pandemia covid-19: revisão de escopo sobre publicações no Brasil. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 25, p. 1-12, 2020.

PAIVA, Cirilo Cavalheiro et al. Karatê e sua prática no ensino remoto: uma experiência no Centro Universitário CESUCA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Anais..., Cachoeirinha, RS, 2021.

PROEX. Grupo arte em movimento (Capoeira UESC). 2023. Available at: <https://proex.uesc.br/acao/Relatorios/acoes_dcsau/grupo_arte_em_movimento_uesc_em_movimento.pdf>. Accessed on: nov. 10, 2023.

OMS. OMS disponibiliza guia para atividade física durante a quarentena. Available at: <https://unric.org/pt/oms-disponibiliza-guia-para-atividade-fisica-durante-a-quarentena/>. Accessed on: oct. 8, 2024.

OMS. Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia. Available at: <https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706881>. Accessed on: oct. 8, 2024.

SILVA, Larissa Távore et al. Relação entre atividade física, covid-19 e imunidade: uma revisão de literatura. Research, society and development, v. 10, n. 6, p. 1-8, 2021.

SILVA, Isaque Santos et al. Capoeira e pandemia. SIMPÓSIO DE ENSINO, EXTENSÃO, INOVAÇÃO E PESQUISA, 8. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 27. 2021. Anais... Ilhéus, BA: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2021. Available at: . Accessed on: dec. 14, 2024.

SILVA, Luiz Henrique et al. Ensino online das lutas corporais: relato de um projeto de extensão. Cadernos do aplicação, v. 35, n. 1, p. 1-9, 2023.

SOUZA, Arligson José de. Capoeira e qualidade de vida: uma revisão sistemática. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2023.

UESC. Conselho Universitário. Resolução Consu nº 05/2020. Ilhéus, BA: UESC, 2020.

Downloads

Publicado

29-05-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

CAPOEIRA UESC ONLINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2025). Corpoconsciência, 29, e19219. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19219

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)