AS LUTAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Elias Andrade dos Santos de Oliveira eliasandrade766@gmail.com
    Universidade Estadual Santa Cruz
  • Isaque Santos Silva isaque.sansilva@gmail.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luiz Henrique da Silva lhsilva@uesc.br
    Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19241


Palavras-chave:

Lutas Corporais, Educação Física Escolar, Formação Inicial

Resumo

As Lutas Corporais (LC) ainda não estão consolidadas no ambiente escolar, sobretudo dentro da disciplina Educação Física. Isso se justifica por diversos fatores, dentre eles a insegurança dos professores em abordar os conteúdo relativos as LC, uma vez que a maioria dos cursos de formação inicial em Educação Física ofertam uma única disciplina relativa a temática, resultando em uma abordagem superficial. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar os atos educativos relacionados a abordagem das LC na formação dos graduandos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), situada em Ilhéus – BA. O Grupo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Artes Marciais (GEPAM) realiza diversas atividades formativas relacionadas às lutas na formação dos licenciados em Educação Física da UESC, com base no pressuposto da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades e suas articulações entre ensino-pesquisa-extensão são apresentadas neste trabalho por meio de uma abordagem descritiva e qualitativa. Neste contexto, alunos do curso de Educação Física da UESC avaliaram a qualidade da abordagem das lutas na sua formação inicial, por meio de um questionário. Com base nesses resultados, considera-se que a formação em lutas no curso de Educação Física da UESC tem conseguido sobrepor as fragilidades na formação inicial em Educação Física apontadas pela literatura.

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Publicado

29-05-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

AS LUTAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2025). Corpoconsciência, 29, e19241. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19241

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