O OLHAR DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS SOBRE AS CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC
DOI:
10.51283/rc.27.e15077Palavras-chave:
Educação Física, Educação Infantil, Professores, Documentação Pedagógica, BNCCResumo
O objetivo foi apresentar a compreensão da Educação Física na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Realizou-se análise documental de cinco documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, da BNCC e entrevista semiestruturada com professores de Educação Física da Educação Infantil. Aponta-se como resultados que existe aproximação conceitual sobre Educação Física entre documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e os discursos dos professores, naquilo que concerne a um viés mais crítico da área. Contudo, notou-se distanciamento da BNCC, pois não aborda a Educação Física na Educação Infantil e, quando há aproximação, dirige-se à dimensão da educação do corpo físico e biológico, algo não presente na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e depoimentos. Estas compreensões levam a ponderar sobre interpretações presentes nos documentos, nos discursos dos professores, sendo necessário debate e atenção da Educação Física na Educação Infantil para não perder avanços pedagógicos e nem deslegitimar a trajetória histórica e coletiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
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