ENTRE TATAM Y ACEPTA: PANORAMA GENERAL DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN JUDO EN REVISTAS DE LENGUA PORTUGUESA
Palabras clave:
Judo, Producción de conocimiento, RevistasResumen
Este artículo tiene como objetivo mapear la producción de conocimiento sobre Judo publicado en portugués. Ante esto, se enumeraron los artículos indexados en las siguientes bases de datos: Lilacs and Medline, Scielo y Portal of Capes Journals. Hubo 51 artículos distribuidos entre 1998 y 2014. Los temas que más despertaron el interés de los investigadores fueron Capacitación y Salud, que en conjunto correspondieron al 57,14% de la producción total. A pesar del predominio de estos ejes, encontramos una diversidad de enfoques de investigación que contemplan aspectos psicológicos; social, cultural e histórico; iniciación deportiva y categorías de base; nutricional y administración financiera / política pública. Se concluye, por lo tanto, que existe un amplio escenario para un área que pretende consolidarse científicamente, siendo necesario el crecimiento de estudios apoyados en las otras formas de acercarse al deporte, aumentando estas producciones cuantitativa y cualitativamente.
Referencias
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
______. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
______. O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998.
______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: EdUNESP, 2004.
______. Para uma sociologia da ciência. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.
______. Homo academicus. Florianópolis: EdUFSC, 2013.
CASTIEL, Luis Davi; SANZ-VALERO, Javier. Entre fetichismo e sobrevivência: o artigo científico é uma mercadoria acadêmica? Cadernos de saúde pública, v. 23, n. 12, p. 3041-3050, 2007.
CASTIEL, Luis David; SANZ-VALERO, Javier; VASCONCELLOS-SILVA, Paulo Roberto. Das loucuras da razão ao sexo dos anjos: biopolítica, hiperprevenção, produtividade científica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.
CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, v. 16, n.1, p. 1-9, jan./ mar., 2010.
FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Estudos em modalidades esportivas de combate: estado da arte. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. esp. p. 67-81, dez., 2011.
LAZZAROTTI FILHO, Ari e colaboradores. Modus operandi da produção científica da educação física: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da educação física/UEM, v. 23, n. 1, p. 1-14, 1. trim., 2012.
MORAES E SILVA, Marcelo e colaboradores. Pós-graduação em educação física: apontamentos sobre o livro “Dilemas e desafios da pós-graduação em Educação Física”. Journal of physical education, v. 28, n. 1, e2840, 2017.
MOREIRA, Tatiana Sviesk. Condições para a produção científica sobre modalidades esportivas no Brasil: sociogênese do subcampo acadêmico científico da educação física. 206f. 2017. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2017.
PEREIRA DA SILVA, Junior Vagner; GONÇALVES-SILVA, Luiza Lana; WEY MOREIRA, Wagner. Produtivismo na pós-graduação: nada é tão ruim, que não possa piorar: é chegada a vez dos orientandos! Movimento, v. 20, n. 4, p. 1423-1445, out./ dez., 2014.
PESET, Fernanda e colaboradores. Scientific literature analysis of Judo in Web of Science. Archives of Budo, v. 9, n. 2, p. 81-91, abr., 2013.
RAMOS, Milena Yumi. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e pesquisa, v. 44, p. e161579-e161579, 2018.
RIGO, Luis Carlos; RIBEIRO, Gabriela M.; HALLAL, Pedro Curi. Unidade na diversidade: desafios para a educação física no século XXI. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 16, n. 4, p. 339-345, 2011.
ROJO, Jeferson Roberto e colaboradores. A produção do conhecimento sobre políticas públicas para o esporte e lazer no Brasil: uma análise dos pesquisadores e instituições. PODIUM Sport, leisure and tourism review, v. 8, n. 1, p. 128-139, jan./ abr., 2019.
ROSA, Suely; LETA, Jacqueline. Tendências atuais da pesquisa brasileira em educação física. Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. 1, p. 7-18, jan./ mar., 2011.
SANTOS, Saray Giovana dos. Judô: onde está o caminho suave? Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano, v. 8, n. 1, p. 114-119, 2006.
SOUZA, Doralice Lange; MORAES E SILVA, Marcelo; MOREIRA; Sviesk Tatiana. O perfil da produção científica online em português relacionada às modalidades olímpicas e paralímpicas. Movimento, v. 22, n. 4, p. 1105-1120, out./ dez., 2016.
SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e filosofia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./ abr., 2017.
VAN TULDER, Maurits e colaboradores. Updated method guidelines for systematic reviews in the Cochrane Collaboration Back Review Group. Spine, v. 28, n. 12, p. 1290-1299, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).