ENTRE TATAMES E ACEITES: PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O JUDÔ EM PERIÓDICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Judô, Produção do Conhecimento, PeriódicosResumo
O presente artigo visa traçar um panorama da produção do conhecimento sobre Judô publicados em periódicos de língua portuguesa. Diante disso, elencaram-se artigos indexados nas seguintes bases de dados: Lilacs e Medline, Scielo e Portal de Periódicos da Capes. Encontraram-se 51 artigos distribuídos no período de 1998 a 2014. As temáticas que mais despertaram interesse nos pesquisadores foram as de Treinamento e Saúde, correspondendo, juntas, a 57,14% da produção total. Apesar do predomínio dos referidos eixos, encontrou-se uma diversidade de abordagens de pesquisas contemplando aspectos psicológicos; sociais, culturais e históricos; iniciação esportiva e categorias de bases; nutricionais; e administração financiamento/políticas públicas. Conclui-se, portanto, que existe um cenário amplo para uma área que pretende se consolidar cientificamente, sendo necessária a crescente de estudos amparados nas demais maneiras de se abordar o esporte, ascendendo essas produções quantitativamente e qualitativamente.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
______. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
______. O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998.
______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: EdUNESP, 2004.
______. Para uma sociologia da ciência. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.
______. Homo academicus. Florianópolis: EdUFSC, 2013.
CASTIEL, Luis Davi; SANZ-VALERO, Javier. Entre fetichismo e sobrevivência: o artigo científico é uma mercadoria acadêmica? Cadernos de saúde pública, v. 23, n. 12, p. 3041-3050, 2007.
CASTIEL, Luis David; SANZ-VALERO, Javier; VASCONCELLOS-SILVA, Paulo Roberto. Das loucuras da razão ao sexo dos anjos: biopolítica, hiperprevenção, produtividade científica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.
CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, v. 16, n.1, p. 1-9, jan./ mar., 2010.
FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Estudos em modalidades esportivas de combate: estado da arte. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. esp. p. 67-81, dez., 2011.
LAZZAROTTI FILHO, Ari e colaboradores. Modus operandi da produção científica da educação física: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da educação física/UEM, v. 23, n. 1, p. 1-14, 1. trim., 2012.
MORAES E SILVA, Marcelo e colaboradores. Pós-graduação em educação física: apontamentos sobre o livro “Dilemas e desafios da pós-graduação em Educação Física”. Journal of physical education, v. 28, n. 1, e2840, 2017.
MOREIRA, Tatiana Sviesk. Condições para a produção científica sobre modalidades esportivas no Brasil: sociogênese do subcampo acadêmico científico da educação física. 206f. 2017. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2017.
PEREIRA DA SILVA, Junior Vagner; GONÇALVES-SILVA, Luiza Lana; WEY MOREIRA, Wagner. Produtivismo na pós-graduação: nada é tão ruim, que não possa piorar: é chegada a vez dos orientandos! Movimento, v. 20, n. 4, p. 1423-1445, out./ dez., 2014.
PESET, Fernanda e colaboradores. Scientific literature analysis of Judo in Web of Science. Archives of Budo, v. 9, n. 2, p. 81-91, abr., 2013.
RAMOS, Milena Yumi. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e pesquisa, v. 44, p. e161579-e161579, 2018.
RIGO, Luis Carlos; RIBEIRO, Gabriela M.; HALLAL, Pedro Curi. Unidade na diversidade: desafios para a educação física no século XXI. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 16, n. 4, p. 339-345, 2011.
ROJO, Jeferson Roberto e colaboradores. A produção do conhecimento sobre políticas públicas para o esporte e lazer no Brasil: uma análise dos pesquisadores e instituições. PODIUM Sport, leisure and tourism review, v. 8, n. 1, p. 128-139, jan./ abr., 2019.
ROSA, Suely; LETA, Jacqueline. Tendências atuais da pesquisa brasileira em educação física. Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. 1, p. 7-18, jan./ mar., 2011.
SANTOS, Saray Giovana dos. Judô: onde está o caminho suave? Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano, v. 8, n. 1, p. 114-119, 2006.
SOUZA, Doralice Lange; MORAES E SILVA, Marcelo; MOREIRA; Sviesk Tatiana. O perfil da produção científica online em português relacionada às modalidades olímpicas e paralímpicas. Movimento, v. 22, n. 4, p. 1105-1120, out./ dez., 2016.
SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e filosofia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./ abr., 2017.
VAN TULDER, Maurits e colaboradores. Updated method guidelines for systematic reviews in the Cochrane Collaboration Back Review Group. Spine, v. 28, n. 12, p. 1290-1299, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).