AÇÕES AFIRMATIVAS, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM DIÁLOGO

Autores

  • Lívia Tenorio Brasileiro livia.brasileiro@upe.br
    Universidade de Pernambuco
  • Jefferson Matheus Leite da Silva jefferson.matheusleite@upe.br
    Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20038


Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Cultura Afro-Brasileira, Educação Física Escolar

Resumo

O estudo toma como referência o debate sobre as ações afirmativas presente no Brasil, desde a legislação referente as cotas raciais chegando as leis que tornam obrigatórias o ensino sobre história e cultura afro-brasileira na educação básica, reconhecendo a Educação na construção de formação consciente sobre o negro em nossa sociedade, e superação da visão eurocêntrica da história contada por décadas. Partimos do reconhecimento das ações afirmativas como um direito, uma dívida histórica e uma retratação social, e que estas primeiro reconhecem a existência do racismo, e segundo, agem para que ele seja superado, tanto através da questão punitiva da lei (criminalização do racismo), quanto com a questão educacional (estudo da cultura afro e indígena). De forma que colocamos em diálogo a cultura afro-brasileira e a educação física, buscando apresentar possibilidades desse debate na escola.

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Publicado

04-08-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AFRORREFERÊNCIAS

Como Citar

AÇÕES AFIRMATIVAS, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM DIÁLOGO. (2025). Corpoconsciência, 29, e20038. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20038

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