THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM IN PHYSICAL EDUCATION COURSES

AN ANALYSIS OF RESIDENTS IN THE STATE OF MATO GROSSO

Authors

  • Raquel Stoilov Pereira raquelspmoreira@alumni.usp.br
    Centro Universitário de Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19310


Keywords:

Pedagogical Residency Program, Physical Education

Abstract

This paper's objective is toanalyze the contributions of the Pedagogical Residency Program to teacher training, based on the perceptions of resident students in Physical Education degree courses. This is a descriptive study, with a qualitative approach, which took place in all the Higher Education Institutions (HEIs) in Mato Grosso that offer degree courses in Physical Education and were contemplated by the Public Call for the Presentation of Institutional Projects - Capes Notice 24/2022, referring to the PRP. This study involved 20 students from Physical Education degree courses at four HEI swhotookpart in the PRP between 2022 and 2024. A question naire consisting of open and closed questions wasused as the data collection tool, and data analysis was based on the categorization of responses proposedby Gil (2008). Concluded that the PRP makes a major contribution to professional training, especially with regard to training and preparation for teaching and bringing residents closer to every Day school life, al though it is important to review the systematization of the supervision of supervising teachers and preceptors, so that they are closer to the residents' daily lives at school.

References

ALMEIDA, Paloma do; NASCIMENTO, Débora Maria do; MAIA, Maria da Conceição. Formação docente no curso de educação física: a construção de saberes na vivência do Programa Residência Pedagógica. Revista profissão docente, v. 25, n. 50, p. 1-18, 2025.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativas e qualitativas. 4. reimp. São Paulo: Pioneira, 2004.

ASAMBUJA, Wellerson Machado de et al. Programa residência pedagógica: motivações, experiências e contribuições a partir da percepção de residentes e preceptores de educação física. Revista ensino & pesquisa, v. 20, n. 2, p. 128-142, 2022.

ASSIS, Ailane Suienne Lisboa e Silva; SILVA, Rosângela Lima da. As práticas pedagógicas vivenciadas no programa residência pedagógica e os benefícios para a formação do profissional de educação física: relato de experiência. Revista de educação, saúde e ciências do Xingu, v. 1, n. 4, p. 62-78, 2021.

BRASIL. Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm>. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. Decreto Nº. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2010/decreto-7219-24-junho-2010-606872-publicacaooriginal-127693-pe.html>. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria Gab. Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf>. Acesso em: 18 mar. 2024.

BRASIL. Decreto Nº 10.086, de 05 de novembro de 2019. Declara a revogação, para os fins do disposto no art. 16 da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, de decretos normativos. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10086.htm>. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. Portaria Nº 259, de 17 dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Disponível em: <https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=3023>. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. Portaria Nº 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica - PRP. 2022a. Disponível em: <https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=8462>. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. Chamada Pública para Apresentação de Projetos Institucionais - Edital 24/2022, de 28de abril de 2022. 2022b. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica - PRP. Disponível em: <https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=8462>. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. Portaria CAPES Nº 90, de 25 de março de 2024. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em: <https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=14542>. Acesso em: 10 fev. 2025.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARRA, Sumaia Barbosa Franco; RIBEIRO, Gabriela Machado; NUNES, Sérgio Inácio. Formação de professores em educação física durante a pandemia: experiência do programa residência pedagógica. Humanidades e inovação, v. 9, n. 5, p. 278-285, 2022.

MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima et al. O programa residência pedagógica: dialética entre a teoria e a prática. Holos, v. 36, p. 1-12, 2020.

PACHECO, Lucas Carvalho; SAUERWEIN, Inés Prieto Schmidt. Contribuições e possibilidades da residência pedagógica para a formação inicial de professores de Física: um relato de experiência. Revista de iniciação à docência, v. 7, n. 2, P. 41-55, 2022.

RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SOUSA, Laina Caroline dos Santos et al. O programa residência pedagógica/UFMA - subprojeto educação física em uma escola da rede estadual de ensino em São Luís- MA. Arquivos em movimento, v. 18, n. 1, p. 50-63, 2022.

SOUZA NETO, Samuel de et al. A formação do profissional de educação física no brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 25, n. 2, p. 113-128, 2004.

Published

2025-06-09

How to Cite

THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM IN PHYSICAL EDUCATION COURSES: AN ANALYSIS OF RESIDENTS IN THE STATE OF MATO GROSSO. (2025). Corpoconsciência, 29, e19310. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19310