CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA FUNDAMENTADA NA HISTORICIDADE, CRITICIDADE E LUDICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19230Palavras-chave:
Capoeira, Educação Antirracista, Prática PedagógicaResumo
O artigo apresenta uma proposta didática para incluir a capoeira nas aulas de educação física do ensino fundamental, destacando sua origem afro-brasileira, com ênfase em historicidade, criticidade e ludicidade, o estudo visa proporcionar uma educação física antirracista. O trabalho fundamenta-se na experiência vivida de um capoeirista professor-pesquisador, integrando pedagogia histórico-crítica e práticas freireanas. A proposta didática é dividida em ciclos pedagógicos e momentos de problematização, vivência brincada e reflexão, utilizando jogos e atividades que promovem a conscientização, a cooperação e o entendimento das lutas e conquistas dos afro-brasileiros. O trabalho evidencia que a capoeira pode ser um instrumento pedagógico que facilita a compreensão crítica e a representatividade das culturas negras na escola. Conclui-se que a proposta contribui para que a inserção da capoeira no currículo escolar sob um trato pedagógico emancipatório permita trazer uma referência para a formação de professores iniciantes e ou com pouca experiência em Capoeira.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018.
CAMPOS, Héllio. Capoeira regional: a escola de Mestre Bimba. Salvador, BA: EDUFBA, 2009.
CORDEIRO, Adriana Aparecida Soares; ABIB, Pedro Roberto Jacobi. A educação da capoeira: uma pedagogia da cultura popular. Educação em foco, v. 21, n. 33, p. 223-241, 2018.
CUNHA, Nívea Vilela Silva et al. (Orgs.). Diálogos acerca da formação de professores em educação física. Curitiba, PR: Brazil Publishing, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 57. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
RADICCHI, Maria Regina. Capoeira e escola: significados da participação. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SERRANO, Carlos; WALDMAN, Míriam. Memória D’África: a temática africana em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, Priscila Cordeiro Corrêa da. Capoeira nas aulas de educação Física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 33, n. 4, p. 889-903, 2011.
SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
SO, Marília Rangel; BETTI, Mauro. Lutas na educação física escolar: relação entre conteúdo, pedagogia e currículo. Educación física y deportes, v. 17, n. 178, 2013. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd178/lutas-na-educacao-fisica-escolar.htm>. Acesso em: 18 jun. 2024.
SOUZA, Paulo César Simões de. Capoeira: técnicas básicas. Paris, França: Independance Prod, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).