O TEMA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DIÁLOGOS ENTRE MATERIAL DIDÁTICO E CURRÍCULO

Autores

  • Laura Viana Fernandes lauravfernad@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lucas Rafael Pacheco de Melo lucasrafaeel12@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fábio Batista de Fonseca fabiobf08@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Melo da Cunha serginho.cunha.91@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nathalia Doria Oliveira nathalia_doria@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Allyson Carvalho de Araújo allyssoncarvalho@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

10.51283/rc.v25i2.11576

Palavras-chave:

Saúde, Educação Física, Currículo, Material didático

Resumo

A pesquisa teve o objetivo de analisar as formas de tematização da saúde na Educação Física na proposta curricular da rede pública municipal de Natal (RN) e no livro didático adotado por esta mesma rede. Utilizamos a pesquisa documental exploratória de abordagem qualitativa sob documentos orientadores da prática docente, sendo eles: o Referencial Curricular do Natal/RN e a coleção “Práticas corporais Educação Física: manual do professor”. Dentro do corpo de possibilidades apontado pelo método, foi selecionada a análise temática e organização de núcleos de sentido em torno das unidades de texto “saúde”, “exercício físico”, “qualidade de vida” e “bem-estar”. Apontamos que há avanço histórico na utilização do material didático e desenvolvimento do currículo da Educação Física com a transversalização da temática saúde, porém carecem de debate mais amplo das várias concepções que envolvem saúde, bem como uma sequência pedagógica equitativa e gradual em todos os anos do Ensino Fundamental.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Fernandes, L. V. ., Melo, L. R. P. de ., Fonseca, F. B. de ., Cunha, S. M. da ., Oliveira, N. D., & Araújo, A. C. de. (2021). O TEMA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIÁLOGOS ENTRE MATERIAL DIDÁTICO E CURRÍCULO. Corpoconsciência, 25(2), 1–16. https://doi.org/10.51283/rc.v25i2.11576

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