BOARD GAME “CORPOREJAR”
REFLEXIVE AND PLAYFUL BODY IN ADULT EDUCATION
DOI:

Keywords:
Adult Education, Body Consciousness, Board GamesAbstract
Physical Education in Adult Education is a marginalized curricular component. This is due to the lack of public policies guaranteeing the viability and continuity of physical education in adult education. The game “Corporejar: reflexive and playful body in Adult Education” aims to contribute to strengthening Physical Education in the sense of valuing and belonging to the students. Twenty-two students aged between 21 and 77 took part in the qualitative research, experiencing the theme of “games, dances and play”. We observed that the board game can broaden and reframe the students' motriz repertoire through reflections on bodily practices and emerging themes. In addition, its potential reveals the contributions of the research by giving back to the participants a little of what was socialized, through the materialization of the game itself, the act of 'embodying'. This game remains open to new contributions and experiences, as it seeks a collective body among the participants and other interested parties.
References
ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIAS E A CULTURA. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília, DF: UNESCO, 2006.
BERALDI, Gabriel Moreira; MATTOS, Francisco Roberto Pinto. O lúdico na EJA multisseriada e a avaliação de um recurso didático. Educa, v. 7, n. 17, p. 1382-1404, 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer nº 11/00. Brasília, DF, 2000. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2024.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CAMARGO, Maria Cecília da Silva; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; CARVALHO, Rosa Malena Carvalho (Orgs.). A educação Física na educação de jovens e adultos: experiências da realidade brasileira. Santa Maria, RS: UFSM, 2021.
COUTO, Yara Aparecida. A arte, o jogo, a dança e a brincadeira: dos primórdios lúdicos aos processos de civilização e cultura. Poíesis pedagógica, v. 11, n. 1, p. 38-53, 2013.
DARIDO, Suraya Cristina; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Educação física como componente curricular da educação básica: aspectos legais. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (Orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 75. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GÜNTHER, Maria Cecília Camargo. O direito à educação física na educação de jovens e adultos. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 36, n. 2, supl., p. S400-S412, 2014.
HERENOW4U. Gyanbazi. Games of snakes and laddres (20). HN4U, 2010. Disponível em: <https://www.herenow4u.net/index.php?id=72922>. Acesso em: 20 jun. 2023.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
LEITE, Sandra Fernandes. O direito à educação básica para jovens e adultos da modalidade EJA no Brasil: um resgate histórico e legal. Curitiba, PR: CRV, 2013.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da educação física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 1, p. 4-28, 2018.
ROZENBERG, Bianca. Jogos: do plugado aos desplugados. Instituto Catalizador. Guia de prática. 2023. Disponível em: <https://www.catalisador.org.br/biblioteca/guias-de-praticas/gdp-jogos-do-desplugado-ao-plugado/>. Acesso em: 30 jul. 2024.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: educação de jovens e adultos: educação física. São Paulo, SP: SME/ COPED, 2019.
VENTURA, Jaqueline; CARVALHO, Rosa Malena. Formação inicial de professores para a EJA. Revista lugares de educação, v. 3, n. 5, p. 22-36, 2013.
WEBER, Daniela Maria; SCHWERTNER, Suzana Schwertner Feldens; QUARTIERI, Marli Teresinha. “Do tradicional eles estão cansados, eles não querem mais...”: estratégias de ensino e recursos educacionais nas turmas multigeracionais de EJA. Atos de pesquisa em educação, v. 14, n. 2, p. 457-477, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).