EXPRESSIVIDADE.COM.BR
INSPIRAÇÕES E EXPERIÊNCIAS COM LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:

Palavras-chave:
Produto Educacional, Educação Infantil, Educação Física, ExpressividadeResumo
Este artigo objetiva apresentar o Produto Educacional resultante da dissertação de Mestrado "Linguagem Corporal e Expressividade: um olhar sensível para ‘crianças bem pequenas’ nas aulas de Educação Física”. Trata-se de um Produto visual e interativo que destaca o trabalho pedagógico com linguagem corporal e expressividade na Educação Infantil, incentivando discussões sobre suas particularidades e potencialidades. O site 'expressividade.com.br' apresenta de forma dinâmica e estética todo trabalho realizado na pesquisa acadêmica, a qual foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, focalizando uma proposta visualmente clara e objetiva para o campo de vivências e experimentações de ‘crianças bem pequenas’. Ao visitar suas páginas, os professores são conduzidos às experiências vividas pela professora-pesquisadora e seus alunos e são convidados a valorizar a linguagem corporal como expressão fundamental para o desenvolvimento integral na Educação Infantil. Este recurso busca inspirar práticas educativas criativas e autônomas entre os educadores da Educação Infantil.
Referências
BATALHA, Eliana Ratto de Castro. Recomendações técnicas para construção dos produtos educacionais/2019. Disponível em: <http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1644/PRODUTO%20%20EDUCACIONAL%20Eliana%20Batalha.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 mai. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 06 jun. 2024.
CINTRA, Rafaela Pereira. Expressividade. 2023. Disponível em: <https://expressividade.com.br/>. Acesso em 23 jun. 2024.
CINTRA, Rafaela Pereira. Linguagem corporal e expressividade: um olhar sensível para ‘crianças bem pequenas’ nas aulas de educação física. 2023. 207f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2023.
DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57-67, 2013.
DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Nacional, 1979.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
ZEPPINI, Paola Sanfelice. Deleuze e o corpo: articulações conceituais entre Deleuze, Nietzsche e Espinosa em função da problemática do corpo. 2010. 161f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP: 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).