EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, didática, Pibid.

Resumo

Oferece reflexões acerca da didática da Educação Física, buscando analisar possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no (re)pensar dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada por entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com ex-pibidianos do curso de Educação Física da UFSJ. A partir de análise de conteúdo, percebemos que os resultados apontam para a racionalidade na ação formativa em um viés dinâmico e colaborativo de organização e de ação didático-pedagógica. Destaca-se a importância do PIBID na inserção dos ainda discentes no cotidiano das escolas, sendo ofertado um processo de ensino-aprendizagem em que o saber didático não se constrói somente a partir da aquisição teórica, mas pela vivência da práxis educativa por meio da articulação dos saberes de ensino aos saberes da prática.

Biografia do Autor

  • Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Doutorando em Educação Física (UFES)

    Professor substituto Departamento de Ginástica (CEFD-UFES)

    Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física -LESEF

  • Elaine Valéria Rizutti, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
    Professora do departamento de Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

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Publicado

2017-08-02

Como Citar

EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ. (2017). Corpoconsciência, 21(2), 15-24. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014