JOGO DE TABULEIRO “CORPOREJAR"
O CORPO REFLEXIVO E BRINCANTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:

Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Cultura Corporal, Jogos de TabuleiroResumo
A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um componente curricular marginalizado. Guardadas as devidas proporções, se confunde com os desafios da própria EJA. O jogo “Corporejar: corpo reflexivo e brincante na EJA” objetiva contribuir para o fortalecimento da Educação Física no sentido da valorização e do pertencimento dos(das) estudantes. Participaram da pesquisa qualitativa 22 estudantes, com faixa etária entre 21 e 77 anos, vivenciando a temática “jogos, danças e brincadeiras”. Observamos que o Jogo de Tabuleiro pode ampliar e ressignificar o repertório motriz dos(as) estudantes por meio de reflexões sobre práticas corporais e temas emergentes. Além disso, seu potencial revela as contribuições da pesquisa ao devolver aos participantes um pouco do que foi socializado, por meio da materialização do jogo em si, o ato de ‘corporejar’. Este jogo segue aberto às novas contribuições e experiências, como busca um corpo coletivo entre os(as) participantes e demais interessados.
Referências
ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIAS E A CULTURA. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília, DF: UNESCO, 2006.
BERALDI, Gabriel Moreira; MATTOS, Francisco Roberto Pinto. O lúdico na EJA multisseriada e a avaliação de um recurso didático. Educa, v. 7, n. 17, p. 1382-1404, 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer nº 11/00. Brasília, DF, 2000. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2024.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CAMARGO, Maria Cecília da Silva; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; CARVALHO, Rosa Malena Carvalho (Orgs.). A educação Física na educação de jovens e adultos: experiências da realidade brasileira. Santa Maria, RS: UFSM, 2021.
COUTO, Yara Aparecida. A arte, o jogo, a dança e a brincadeira: dos primórdios lúdicos aos processos de civilização e cultura. Poíesis pedagógica, v. 11, n. 1, p. 38-53, 2013.
DARIDO, Suraya Cristina; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Educação física como componente curricular da educação básica: aspectos legais. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (Orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 75. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GÜNTHER, Maria Cecília Camargo. O direito à educação física na educação de jovens e adultos. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 36, n. 2, supl., p. S400-S412, 2014.
HERENOW4U. Gyanbazi. Games of snakes and laddres (20). HN4U, 2010. Disponível em: <https://www.herenow4u.net/index.php?id=72922>. Acesso em: 20 jun. 2023.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
LEITE, Sandra Fernandes. O direito à educação básica para jovens e adultos da modalidade EJA no Brasil: um resgate histórico e legal. Curitiba, PR: CRV, 2013.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da educação física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 1, p. 4-28, 2018.
ROZENBERG, Bianca. Jogos: do plugado aos desplugados. Instituto Catalizador. Guia de prática. 2023. Disponível em: <https://www.catalisador.org.br/biblioteca/guias-de-praticas/gdp-jogos-do-desplugado-ao-plugado/>. Acesso em: 30 jul. 2024.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: educação de jovens e adultos: educação física. São Paulo, SP: SME/ COPED, 2019.
VENTURA, Jaqueline; CARVALHO, Rosa Malena. Formação inicial de professores para a EJA. Revista lugares de educação, v. 3, n. 5, p. 22-36, 2013.
WEBER, Daniela Maria; SCHWERTNER, Suzana Schwertner Feldens; QUARTIERI, Marli Teresinha. “Do tradicional eles estão cansados, eles não querem mais...”: estratégias de ensino e recursos educacionais nas turmas multigeracionais de EJA. Atos de pesquisa em educação, v. 14, n. 2, p. 457-477, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).