A INICIAÇÃO AO FUTSAL DE MULHERES ADULTAS

CONSTRUINDO COLETIVAMENTE UM ESPAÇO SEGURO PARA A APRENDIZAGEM

Autores

  • Mariana Zuaneti Martins marianazuaneti@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bruna Saurin Silva bruna.saurin@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Paula Louzada Mion mpufes@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

10.51283/rc.27.e16595

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Esporte, Gênero, Iniciação Esportiva Tardia

Resumo

Essa pesquisa trata-se de um estudo de caso, que busca compreender a experiências das mulheres que estão no período de iniciação esportiva no futsal na idade adulta. Esse estudo é realizado no contexto do Programa Academia e Futebol, da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor. Para a produção de dados utilizamos as observações realizadas durante as sessões de treino; os artefatos produzidos nesses espaços; os registros das reuniões de planejamento e avaliação da intervenção. O recorte temporal é de 2022 a 2023, resultando em aproximadamente 70 sessões de treino. Como resultados, descrevemos o perfil das participantes do projeto; a proposta metodológica que estrutura as sessões de treinamento; e, por fim, os relatos das mulheres sobre a participação e engajamento no projeto, bem como os desafios enfrentados ao longo dos treinos.

Referências

BAYER, Claude. O ensino dos jogos desportivos. Lisboa, Portugal: Dinalivros, 1994.

BEACH, Derek; PEDERSEN, Rasmus Brun. Causal case study methods: foundations and guidelines for comparing, matching, and tracing. Michigan, USA: University of Michigan Press, 2016.

BELLI, Taisa e colaboradores. Pedagogia do esporte e tênis de mesa: novas perspectivas no ensino-treino do efeito na iniciação esportiva tardia. Pensar a prática, v. 20, n. 2, p. 420-429, 2017.

Comitê Olímpico do Brasil (COB). Modelo de desenvolvimento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.cob.org.br/pt/documentos/download/aaf3b306396c4/>. Acesso em: 03 de nov. 2023.

CÔTÉ, Jean; ERICKSON, Karl. Diversification and deliberate play during the sampling years. In: BAKER, Joe; FARROW, Damien. Routledge handbook of sport expertise. London, England: Routledge, 2015.

CÔTÉ, Jean; LIDOR, Ronnie; HACKFORT, Dieter. ISSP position stand: To sample or to specialize? Seven postulates about youth sport activities that lead to continued participation and elite performance. International journal of sport and exercise psychology, v. 7, n. 1, p. 7-17, 2009.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education, v. 25, n. 1, p. 153- 162, 2014.

GARGANTA, Julio. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In. GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José. O ensino dos jogos desportivos. Porto, Portugal: CEJD/FCDEF-UP, 1995.

GRAÇA, Amândio; MESQUITA, Isabel. Modelos e conceções de ensino dos jogos desportivos. In: TAVARES, Fernando. Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto, Portugal: Editora FADEUP, 2013.

GRAÇA, Amândio; SANTOS, Eduardo; SANTOS, A; TAVARES, Fernando. In: TAVARES, Fernando. Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto, Portugal: Editora FADEUP, 2013.

GRECO, Pablo Juan; BENDA, Rodolfo Novellino. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1998.

KRÖGER, Christian; ROTH, Klaus. Escola da bola. São Paulo: Phorte, 2002.

MARTINS, Mariana Zuaneti e colaboradores. O ensino do futsal: Competências para o jogo e propostas metodológicas. In: ESPER, Pablo (Ed.). Iniciación, formación y desarrollo de los deportes de equipo. Salta, Argentina: Universidad Católica de Salta, 2022.

MARTINS, Mariana Zuaneti; SILVA, Bruna Saurin. Incorporar meninas nas aulas de esporte: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte. Pensar a prática, v. 23, p. 1-23, 2020.

MARTINS, Mariana Zuaneti; SILVA, Kerzia Railane Santos; VASQUEZ, Vitor. As mulheres e o país do futebol: intersecções de gênero, classe e raça no Brasil. Movimento, v. 28, p. 1-18, 2022.

MARTINS, Mariana Zuaneti; VASQUEZ, Vitor Lacerda; MION, Maria Paula Louzada. Associações entre gênero, classe e raça e participação nas aulas de Educação Física. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 27, p. 1-8, 2022.

MASCARIN, Rafaela Bevilaqua; VICENTINI, Lucas; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Brazilian women elite futsal players’ career development: diversified experiences and late sport specialization. Motriz, v. 25, p. 1-10, 2019.

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. São Paulo: Casac Naify, 2003.

OLIVER, Kimberly L.; HAMZEH, Manal; MCCAUGHTRY, Nate. Girly girls can play games/las niñas pueden jugar tambien: co-creating a curriculum of possibili¬ties with fifth-grade girls. Journal of teaching in physical education, v. 28, n. 1, p. 90-110, 2009.

OLIVEIRA, Flavia Volta Cortes de; MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Trajetória esportiva de jogadoras da seleção brasileira feminina de Rugby: vivências diversificadas na infância e a especialização tardia na modalidade. In: GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Desenvolvimento de treinadores e atletas: pedagogia do esporte. Campinas, SP: Unicamp, 2017.

PAES, Roberto Rodrigues; MONTAGNER, Paulo Cesar; FERREIRA, Henrique Barcelos. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2009.

PNAD, IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

PNUD. Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento “movimento é vida”. Brasília, DF: PNUD, 2017.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

SCAGLIA, Alcides José. O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. São Paulo: Phorte, 2011.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva; GALATTI, Larissa Rafaela. Ambiente de jogo e ambiente de aprendizagem no processo de ensino dos jogos esportivos coletivos: desafios no ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: NASCIMENTO, Juarez V.; RAMOS, Valmor; TAVARES, Fernando (Orgs.). Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis, SC: UDESC, 2013.

SILVA, Rogério Matos Pimentel; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e iniciação esportiva tardia: perspectivas a partir da modalidade basquetebol. Pensar a prática, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2010.

SILVA, Bruna Saurin; MARTINS, Mariana Zuaneti. Ensinando o esporte a partir do ponto de vista feminista: tensões da epistemologia feminista para a pedagogia do esporte. Corpoconsciência, v. 23, p. 1-16, 2023.

SILVA, Bruna Saurin; MARTINS, Mariana Zuaneti. Jugar fútbol como una ninã: relaciones con el saber y los estudios de género. Cenas educacionais, v. 5, p. 1-31, 2022.

SO, Marcos Roberto; MARTINS, Mariana Zuaneti; BETTI, Mauro. As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de educação física. Motrivivência, v. 30, n. 56, p. 29-48, 2018.

SOUZA, Ana Claudia Ferreira de; MARTINS, Mariana Zuaneti. O paradoxo da pro-fissionalização do futsal feminino no Brasil: entre o esporte e outra carreira. Pensar a prática, v. 21, n. 1, p. 26-39, 2018.

SPORT FOR LIFE. Long-term development in sport and physical activity 3.0. Disponível em: <https://sportforlife.ca/wp-content/uploads/2019/06/Long-Term-Development-in-Sport-andPhysical-Activity-3.0.pdf>. Acesso em: 03 de nov. 2023.

STIGGER, Marco Paulo; THOMASSIM, Luis Eduardo. Entre o “serve” e o “signi¬fica”: uma análise sobre expectativas atribuídas ao esporte em projetos sociais. Licere, v. 16, n. 2, p. 1-33, 2013.

UCHOGA, Liane Aparecida Roveran; ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 38, n. 2, p. 163-170, 2016.

WENETZ, Ileana; MARTINS, Mariana Zuaneti. Gênero e etnografia: implicações teórico-metodológicas para pesquisar nas práticas educacionais. Revista fórum identidades, v. 32, n. 1, p. 115-130, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Martins, M. Z., Silva, B. S., & Mion, M. P. L. (2023). A INICIAÇÃO AO FUTSAL DE MULHERES ADULTAS: CONSTRUINDO COLETIVAMENTE UM ESPAÇO SEGURO PARA A APRENDIZAGEM . Corpoconsciência, 27, e16595. https://doi.org/10.51283/rc.27.e16595

Edição

Seção

Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)