ENSINANDO O ESPORTE A PARTIR DO PONTO DE VISTA FEMINISTA

TENSÕES DA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA PARA A PEDAGOGIA DO ESPORTE

Autores

  • Bruna Saurin Silva bruna.saurin@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Zuaneti Martins marianazuaneti@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

10.51283/rc.27.e14089

Palavras-chave:

Mulheres, Esporte, Equidade, Epistemologia Feminista

Resumo

Ao longo do século XX as mulheres foram impedidas ou desincentivadas à prática de esportes, entretanto, nas últimas décadas, essa participação vem crescendo. Esse crescimento deve-se a esforços institucionais recentes, os quais, todavia, não são acompanhados pelos esforços acadêmicos e científicos. Propomos então, pensar a problemática da participação esportiva das mulheres sob a ótica dos estudos feministas, tendo como objetivo revisitar as epistemologias feministas que corroboram para a reflexão. Como resposta, destacamos a necessidade de: outorgarmos a capacidade das meninas em agenciar soluções relacionadas a sua prática esportiva; distanciarmos dos discursos que as colocam como problema a ser resolvido dentro dos esportes; promover uma difusão do poder, envolvendo, sobretudo, uma participação heterogênea dentro desses espaços; e trabalhar a partir do prazer e da autonomia como mecanismos do jogar.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Silva, B. S., & Martins, M. Z. (2023). ENSINANDO O ESPORTE A PARTIR DO PONTO DE VISTA FEMINISTA: TENSÕES DA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA PARA A PEDAGOGIA DO ESPORTE. Corpoconsciência, 27, e14089. https://doi.org/10.51283/rc.27.e14089

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