AS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO NA BNCC E NOS PLANOS DE ENSINO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Pedro Henrique Carbone Vidotti pedrovidotti@hotmail.com
    Universidade Federal de São Carlos
  • Glauco Nunes Souto Ramos glauco@ufscar.br
    Universidade Federal de São Carlos

DOI:

10.51283/rc.27.e15054

Palavras-chave:

BNCC, Educação Física Escolar, Dimensões do Conhecimento

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir a relevância pedagógica e a abordagem das oito dimensões do conhecimento, incluídas na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Física. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com característica descritivo-interpretativa. Utilizamos a pesquisa documental como técnica de coleta de dados, sendo analisadas a Base Nacional Comum Curricular e 18 sequências didáticas dos 8º e 9º anos criadas por professores de Educação Física. Entendemos que as dimensões do conhecimento são ferramentas didáticas para classificar os saberes próprios da Educação Física escolar, sendo que, nas sequências didáticas, encontramos saberes que associamos a todos os grupos, com destaque para habilidades que se aproximam da Construção de Valores, Análise e Compreensão. Consideramos que as dimensões do conhecimento se apresentam como possibilidade para refletirmos sobre a qualidade e diversidade das propostas pedagógicas.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Vidotti, P. H. C., & Ramos, G. N. S. (2023). AS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO NA BNCC E NOS PLANOS DE ENSINO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Corpoconsciência, 27, e15054. https://doi.org/10.51283/rc.27.e15054

Edição

Seção

Seção Temática - A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

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