ASPECTOS SOCIOEDUCATIVOS E PEDAGÓGICOS DE UM PROJETO SOCIAL: PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS E PARTICIPANTES
Palavras-chave:
Boxe, Projeto Social, Lutas, Educação FísicaResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar os aspectos socioeducativos e pedagógicos de um projeto social de boxe nas perspectivas dos profissionais nele atuantes e de seus participantes. A pesquisa caracterizou-se pela observação estruturada e por entrevistas semiestruturadas e estruturadas com três profissionais e sete alunos de um projeto social de uma cidade do interior de São Paulo. Nos aspectos socioeducativos, a expectativa dos profissionais se pautou por uma suposta aprendizagem positiva voltada para construção da cidadania, enquanto a dos alunos em tornarem-se lutadores, com participação em competições. Sobre os aspectos pedagógicos, os profissionais relataram o uso de dinâmicas lúdicas em suas aulas que não foram identificadas nas observações. Revela-se um duplo desafio ao projeto analisado: diálogo entre os diferentes valores buscados e reflexões sobre a desnaturalização do ensino do boxe.Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010.
BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009.
BENTO, António V. Investigação quantitativa e qualitativa: dicotomia ou complementaridade? Revista JA, n. 64, a. VII, p. 40-43, abr, 2012.
CARDOSO, Berta Leni Costa; SAMPAIO, Tania Maria Vieira; SANTOS, Doiara Silva dos. Dimensões socioculturais do boxe: percepção e trajetória de mulheres atletas. Movimento, v. 21, n. 1, p. 139-153, fev./ mar., 2015.
CASTRO, Suelen Barbosa Eiras de; SOUZA, Doralice Lange de. Significados de um projeto social esportivo: um estudo a partir das perspectivas de profissionais, pais, crianças e adolescentes. Movimento, v. 17, n. 4, p. 145-163, out./ dez., 2011.
FREITAS, Maitê Venuto de. Projetos Sociais Esportivos: sobre desencontros culturalmente significativos. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 22, 2010, Porto Alegre. Anais... V Congresso Sul brasileiro de Ciências do Esporte. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2010. p. 1-7.
HIRAMA, Leopoldo Katsuki; MONTAGNER, Paulo César. Algo para além de tirar da rua: o ensino do esporte em projeto socioeducativo. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 34, n. 1, p. 149-164, jan./ mar., 2012.
KRAVCHYCHYN, Claudio; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: uma revisão sistemática. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1051-1065, out./ dez., 2015.
MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento, v. 21, n. 2, p. 405-418, abr./ jun., 2015.
MARIANTE NETO, F. P.; STIGGER, Marco Paulo. Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe. Cadernos de Formação RBCE, v. 2, n. 1, p. 95-107, jan., 2011.
MARQUES, Rodrigo e colaboradores. Os sentidos atribuídos pelos jovens à educação em valores no contexto de um projeto social. Licere, v. 19, n. 4, p. 341-373, dez., 2016.
MELLO, André Silva e colaboradores. Educação física e esporte: reflexões e ações contemporâneas. Movimento, v. 17, n. 2, p. 175-193, abr./ jun., 2011.
NEGRINE, Airton. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto N. S. A pesquisa qualitativa em educação física Porto Alegre, RS: UFRGS/SULINA, 1999.
PARLEBAS, Pierre. Elementos de sociologia del deporte. Málaga, Espanha: Universidade Internacional Deportiva de Andalucia, 1988.
PARLEBAS, Pierre. Juegos, deportes y sociedades: léxico de Praxiología Motriz. Barcelona, Espanha: Paidotribo, 2008.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, n. 2, p. 283-300, abr./ jun., 2012.
SILVA, Orestes Manoel da; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Desenho da rede de um projeto esportivo social: atores, representações e significados. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 8, n. 3, p. 415-28, jul./ set., 2014.
SOUZA, Doralice Lange de e colaboradores. Determinantes para implementação de um projeto social. Motriz, v. 16, n. 3, p. 689-700, jul./ set., 2010.
THOMASSIM, Luis Eduardo Cunha; STIGGER, Marco Paulo. Super oferta de projetos sociais esportivos: superando as imagens públicas idealizadas sobre estas ações. Anais... I Seminário Nacional Sociologia e Política UFPR, 2009, p. 1-17.
ZALUAR, Alba. Cidadãos não vão ao paraíso. São Paulo: Escuta, Campinas, SP: UNICAMP, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).