COMO A MANIPULAÇÃO DAS REGRAS IMPACTA O PADRÃO DE COORDENAÇÃO INTERPESSOAL DE EQUIPES COMPOSTAS POR JOGADORES COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESEMPENHO TÁTICO?

Autores

  • Wesley Zidane Brito Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Chellsea Hortêncio Alcântara Universidade Estadual de Campinas
  • Alberto Lobato Góes Júnior Universidade Estadual de Campinas
  • João Bosco Gomes Lima Junior Universidade Estadual de Campinas
  • Alcides José Scaglia Universidade Estadual de Campinas
  • João Cláudio Braga Pereira Machado Universidade Federal do Amazonas

DOI:

10.51283/rc.v26i2.14094

Palavras-chave:

Futebol, Jogos Reduzidos, Regras, Coordenação Interpessoal

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da manipulação das regras sobre o padrão de coordenação interpessoal das equipes em Jogos Reduzidos e Condicionados no futebol. Participaram do estudo 24 futebolistas da categoria Sub-15 e Sub-17, sendo estes divididos em três grupos, de acordo com seus níveis de desempenho tático (DT). O padrão de coordenação interpessoal foi avaliado por meio das métricas de Densidade (homogeneidade de interações), Clustering (criação de sub-grupos de jogadores), Indegree (passes recebidos), Outdegree (passes realizados), total de links (total de interações estabelecidas) e Eigenvector (jogador que mais colabora com a troca de passes da equipe). Os jogadores com menor DT apresentaram nas métricas globais valores maiores nas medidas de Densidade e Clustering nos Jogos Estruturais, e nas métricas individuais os jogadores com maior DT tiveram melhor desempenho nos dois jogos. Os Jogos Estruturais estimulam os jogadores com menor DT a jogarem mais coletivamente.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Lima, W. Z. B. ., Alcântara, C. H. ., Góes Júnior, A. L. ., Lima Junior, J. B. G. ., Scaglia, A. J. ., & Machado, J. C. B. P. . (2022). COMO A MANIPULAÇÃO DAS REGRAS IMPACTA O PADRÃO DE COORDENAÇÃO INTERPESSOAL DE EQUIPES COMPOSTAS POR JOGADORES COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESEMPENHO TÁTICO?. Corpoconsciência, 26(2), 165-177. https://doi.org/10.51283/rc.v26i2.14094

Edição

Seção

Seção Temática - PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESAFIOS E TEMAS EMERGENTES