FORMAÇÃO DE ATLETAS NA CATEGORIA SUB-13 EM UM CLUBE DE FUTEBOL DA CIDADE DE GOIÂNIA (GO)

ESTUDO DE CASO

Autores

  • Matheus Marco Antonio Souza Pereira matheusp96@egresso.ufg.br
    Universidade Federal de Goiás
  • Lucas Leonardo lucasleonardo@ufam.edu.br
    Universidade Federal do Amazonas
  • João Cláudio Braga Pereira Machado joaoclaudiomachado@gmail.com
    Universidade Federal do Amazonas
  • Tathyane Krahenbühl tathy04n@gmail.com
    Universidade Federal do Amazonas

DOI:

10.51283/rc.27.e16529

Palavras-chave:

Formação, Futebol, Pedagogia do Esporte, Esporte de Jovens

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o contexto da formação de atletas de futebol a partir de um estudo de caso qualitativo e exploratório com uma equipe sub-13 de um clube em Goiânia, GO. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com dois treinadores e diários de campo para observar três sessões de treinos. Os dados foram analisados a partir da análise temática. A pesquisa revelou quatro categorias temáticas: a) ênfase na aprimoração técnica por meio de exercícios analíticos, seguidos de pequenos jogos; b) a organização e o planejamento dos treinos, baseados na competição; c) a importância do jogo como ferramenta de aprendizagem e d) a falta de um currículo formal. Observamos que a ideia de performance técnica é sobreposta a performance tática, indicando que ainda há uma lacuna entre o que se tem produzido sobre processos de formação e treinamento no futebol e a sua prática.

Referências

BETTEGA, Otávio Baggiotto e colaboradores. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento, v. 21, n. 3, p. 791-801, 2015.

BETTEGA, Otávio Baggiotto e colaboradores. Pedagogia do esporte: bases epistemológicas e articulações para o ensino esportivo. Revista inclusiones, v. 8, p. 185-213, 2021.

BENTO, Jorge Olímpio. Da pedagogia do desporto. In: TANI, Go; BENTO, Jorge O.; PETERSEN, Ricardo. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, n. 3, p. 77-101, 2006.

CAMPOS, Juliana L. A.; SILVA, Taline C.; ALBUQUERQUE, Ulysses P. Observação participante e diário de campo: quando utilizar e como analisar. Métodos de pesquisa qualitativa para etnobiologia. Recife, PE: Nupeea, 2021.

CLEMENTE, Filipe Manuel e colaboradores. Effects of small-sided game interventions on the technical execution and tactical behaviors of young and youth team sports players: A systematic review and meta-analysis. Frontiers in psychology, v. 12, p. 667041, 2021.

SANTOS, Alexa Fagundes; JESUS, Gabrieli Guterres; BATTISTI, Isabel Koltermann. Entrevista semi-estruturada: considerações sobre esse instrumento na produção de dados em pesquisas com abordagem qualitativa. Salão do conhecimento, v. 7, n. 7, p. 1-5, 2021.

GARGANTA, Júlio e colaboradores. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, Fernando (Ed.). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto, Portugal: FADEUP, 2013.

GARGANTA, Júlio. Modelação táctica em jogos desportivos: a desejável cumplicidade entre pesquisa, treino e competição. In: TAVARES, Fernando e colaboradores (Eds.). Olhares e contextos da performance nos jogos desportivos. Porto, Portugal: FADEUP, 2008.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da educação física, v. 25, p. 153-162, 2014.

GONÇALVES, Carlos E.; CARVALHO, Humberto; LIGHT, Richard. Keeping women in sport: positive experiences of six women's experiences growing up and staying with sport in Portugal. Asian journal of exercise and sports science, v. 8, n. 1, p. 39-52, 2011.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação aberta e à distância, 2012.

LEGNANI, Elto e colaboradores. Métodos e técnicas de identificação de talentos no futebol: uma revisão sistemática. Revista brasileira de futsal e futebol, v. 14, n. 60, p. 547-556, 2022.

LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, v. 15, n. 2, p. 236-246, 2009.

LEONARDI, Thiago José e colaboradores. Pedagogia do esporte: indicativos para o desenvolvimento integral do indivíduo. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 13, n. 1, p. 41-58, 2014.

LIGHT, Richard L.; HARVEY, Stephen. Positive pedagogy for sport coaching. Sport, education and society, v. 22, n. 2, p. 271-287, 2017.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MATOS, Zelia. Contributos para a compreensão da pedagogia do desporto. In: TANI, Go; BENTO, Jorge Olímpio; PETERSEN, Ricardo. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

PAOLI, Prospero Brum. Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos. Revista brasileira de futebol, v. 1, n. 1, p. 59-59, 2013.

PRAÇA, Gibson Moreira; MORALES, Juan Carlos Pérez; GRECO, Pablo Juan. Demandas físicas, fisiológicas, táticas e técnicas no pequeno jogo 3 vs. 3 no futebol: uma revisão sistemática. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 25, n. 4, p. 141-152, 2017.

SANTOS, Fernando Jorge Lourenço; LOPES, Hélder Manuel; RODRIGUES, José Jesus. Relação entre a percepção dos treinadores de jovens futebolistas e o comportamento de instrução e dos atletas em competição. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, v. 11, n. 1, p. 59-68, 2016.

SCAGLIA, Alcides José e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. Movimento, v. 19, n. 4, p. 227-249, 2013.

SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do jogo: o processo organizacional dos jogos esportivos coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 17, p. 27-38, 2017.

SEIFERT, Ludovic e colaboradores. Skill transfer, expertise and talent development: an ecological dynamics perspective. Movement & sport sciences-science & motricité, n. 102, p. 39-49, 2018.

SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a análise temática. Arquivos brasileiros de psicologia, v. 71, n. 2, p. 51-67, 2019.

TEOLDO, Israel; GUILHERME, José; GARGANTA, Júlio. Para um futebol jogado com ideias. Curitiba, PR: Appris, 2020.

TRIBOLET, Rhys e colaboradores. Match simulation practice may not represent competitive match play in professional Australian football. Journal of sports sciences, v. 40, n. 4, p. 413-421, 2022.

YIN, Robert K. Qualitative research from start to finish. New York, USA: Guilford publications, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Pereira, M. M. A. S., Leonardo, L., Machado, J. C. B. P., & Krahenbühl, T. (2023). FORMAÇÃO DE ATLETAS NA CATEGORIA SUB-13 EM UM CLUBE DE FUTEBOL DA CIDADE DE GOIÂNIA (GO): ESTUDO DE CASO. Corpoconsciência, 27, e16529. https://doi.org/10.51283/rc.27.e16529

Edição

Seção

Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)