A AVENTURA COMO DESAFIO AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Dimitri Wuo Pereira dimitriwuo141@gmail.com
    Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil
  • Sara Pereira Romão sara.pereiraromao@gmail.com
    Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil
  • Aline Aparecida Silva Camargo alinehrh@gmail.com
    Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Aventura, Profissionalização

Resumo

O presente artigo trata da percepção dos estudantes de Educação Física a respeito da temática da aventura, dada a sua importância recente nos cursos de graduação. O objetivo foi revelar o entendimento dos futuros professores sobre o tema da aventura e a importância que dão ao assunto. A pesquisa qualitativa e quantitativa com abordagem descritiva exploratória contou com a participação de 218 estudantes do 1° ano do curso de Educação Física de uma Universidade privada de São Paulo. Observou-se que os estudantes valorizam a aventura por promover o desenvolvimento de condições psicológicas e o conhecimento adquirido é entendido como ampliação cultural e nova abertura para o mercado de trabalho. Os estudantes se interessam por aprender as práticas de aventura e apontam para uma expansão dessa área de atuação, cabendo às Instituições de Ensino Superior abordar esses conhecimentos para que sejam parte do acervo cultural dos futuros profissionais.

Biografia do Autor

Dimitri Wuo Pereira, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

Doutor em Educação, mestre em Educação Física

Sara Pereira Romão, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

Licenciada em Educação Física

Aline Aparecida Silva Camargo, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

Licenciada em Educação Física

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Pereira, D. W., Romão, S. P., & Camargo, A. A. S. (2020). A AVENTURA COMO DESAFIO AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Corpoconsciência, 24(3), 36–46. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10783