A AVENTURA COMO DESAFIO AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Dimitri Wuo Pereira dimitriwuo141@gmail.com
    Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil
  • Sara Pereira Romão sara.pereiraromao@gmail.com
    Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil
  • Aline Aparecida Silva Camargo alinehrh@gmail.com
    Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Aventura, Profissionalização

Resumo

O presente artigo trata da percepção dos estudantes de Educação Física a respeito da temática da aventura, dada a sua importância recente nos cursos de graduação. O objetivo foi revelar o entendimento dos futuros professores sobre o tema da aventura e a importância que dão ao assunto. A pesquisa qualitativa e quantitativa com abordagem descritiva exploratória contou com a participação de 218 estudantes do 1° ano do curso de Educação Física de uma Universidade privada de São Paulo. Observou-se que os estudantes valorizam a aventura por promover o desenvolvimento de condições psicológicas e o conhecimento adquirido é entendido como ampliação cultural e nova abertura para o mercado de trabalho. Os estudantes se interessam por aprender as práticas de aventura e apontam para uma expansão dessa área de atuação, cabendo às Instituições de Ensino Superior abordar esses conhecimentos para que sejam parte do acervo cultural dos futuros profissionais.

Biografia do Autor

  • Dimitri Wuo Pereira, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

    Doutor em Educação, mestre em Educação Física

  • Sara Pereira Romão, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

    Licenciada em Educação Física

  • Aline Aparecida Silva Camargo, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

    Licenciada em Educação Física

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Publicado

2020-11-26

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