O ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita para o aluno surdo

Autores

  • Gislaine dos Santos gislaine_prof@hotmail.com
    Faculdade do Pantanal (FAPAN)

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Língua Brasileira de Sinais. Bilinguismo. Portuguese Language. Brazilian Language of Signals. Bilingualism.

Resumo

As pessoas com surdez estão conquistando cada vez mais espaço dentro de uma sociedade que há tempos atrás considerava esses indivíduos como incapazes de viver e relacionar-se com os ouvintes, ou “os ditos normais”. A pessoa surda ou com algum tipo de deficiência era considerado improdutivo, ou seja, jamais poderia atender as exigências e expectativas do meio social em que vivia. Atualmente vemos que essa realidade esta se modificando, as pessoas com deficiência estão buscando seu espaço na sociedade e superando as suas limitações, fazendo-se necessária uma reorganização onde a escola deve promover a mediação entre esses indivíduos e a sociedade. Neste artigo abordaremos alguns problemas enfrentados pela escola e pelo aluno surdo, quando faz-se necessário o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita ao aluno surdo que na maioria dos casos ainda não teve contato com a língua de sinais. Destacaremos também algumas definições sobre bilinguismo e a forma como o aluno é conduzido na aprendizagem da língua portuguesa e língua de sinais. 

People with hearing loss are gaining more and more space within a society that long ago regarded as these individuals unable to live and interact with listeners, or "the so-called normal." The deaf or with a disability person was considered unproductive, he could never fulfill the requirements and expectations of the social environment in which he lived. Currently we see that this reality is changing, people with disabilities are seeking their place in society and overcoming their limitations, making necessary reorganization where the school should promote mediation between these individuals and the society. In this article we discuss some problems faced by the school and the deaf student when it is necessary the teaching of the Portuguese language in the written form to the deaf student who in most cases have not had contact with sign language. Also we will highlight some definitions about bilingualism and how the student is guided in learning the Portuguese language and sign language.

Biografia do Autor

Gislaine dos Santos, Faculdade do Pantanal (FAPAN)

Aluna do curso de Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Libras. Faculdade do Pantanal (Fapan). Cáceres.

Referências

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Publicado

2017-04-22

Como Citar

Santos, G. dos. (2017). O ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita para o aluno surdo. Revista Diálogos, 4(2), 203–222. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/4642