PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM GESTÃO DE PROJETOS DE OBRAS CIVIS

Douglas Renan Fachinelli Moretti, Jairo Cardoso Oliveira

Resumo


As empresas de Construção Civil estão utilizando com maior frequência as estruturas organizacionais de gerenciamento de projetos e as ferramentas de planejamento, monitoramento e controle com o objetivo de obter melhores índices de sucesso e qualidade nos seus entregáveis. Nem sempre os resultados são visíveis e menos frequentemente são analisados pela perspectiva do cliente. Este trabalho se propõe a abordar se existe alguma influência na percepção de qualidade dos clientes, quando utilizada ou não as ferramentas de monitoramento e controle. A avaliação da qualidade percebida foi feita utilizando o método Servqual e aplicado com dois clientes responsáveis por obras civis de até 5000m2 de porte similar. Os resultados demonstraram uma melhora na percepção de qualidade na obra que utilizou essas ferramentas. A aplicação das mesmas demonstrou maior facilidade no entendimento, melhora na confiabilidade e respostas imediatas, por parte do cliente.


Palavras-chave


Qualidade, Servqual, Cliente

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DOI: https://doi.org/10.30781/repad.v4i2.9444

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