Análise da aplicação da ferramenta BSC na gestão pública em municípios de Mato Grosso sob a perspectiva dos gestores de planejamento
DOI:
10.30781/repad.v5i1.11657Resumo
O Balanced Scorecard (BSC) é uma das ferramentas mais utilizadas para medir o desempenho das organizações servindo de base para um sistema de medição e gestão estratégica, que tem sido implementada no setor público. No estado de Mato Grosso esse modelo passou a ser utilizado em 23 municípios a partir de uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado – TCE, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI. O objetivo geral do estudo foi descrever como a ferramenta BSC tem contribuído para o aprimoramento da gestão pública municipal. Os objetivos específicos foram a) identificar os fatores importantes na correta implementação da ferramenta BSC na literatura; b) identificar como a ferramenta está sendo aplicada nos municípios de MT; e c) descrever como a ferramenta é operacionalizada na percepção dos gestores do controle do planejamento municipal. A metodologia caracteriza-se como qualitativa básica, do tipo indutivo com caráter descritivo, por meio da aplicação de um questionário estruturado. Verificou-se como resultado principal o alinhamento do modelo de planejamento estratégico dos municípios com o modelo do BSC em suas respectivas dimensões. Por fim, constatou-se que na percepção dos respondentes a ferramenta foi implementada com êxito pelos municípios, favorecendo o aprimoramento da gestão pública municipal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Beatriz Navarro Ferreira, Vergilio Prado Sogabe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.