ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

Autores

  • Joseano Lira Santos joliralira@gmail.com
    INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
  • Alessandra Nunes Gomes joliralira@hotmail.com
    INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
  • André Luis Scudeler joliralira@gmail.com
    INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
  • Felipe Guedes Moreira Vieira felipeguedesvieira@gmail.com
    INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
  • Nícolas da Silva de Lima silvanicolas599@gmail.com
    INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
  • Thaynára Orrana Pereira Pareci joliralira@hotmail.com
    INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

DOI:

10.30781/repad.v3i1.7680

Palavras-chave:

Educação. Plano de Desenvolvimento Institucional

Resumo

A denominação de Planejamento Estratégico (PE) constitui um conjunto de ações refletidas ao longo de um período de tempo para que se alcancem objetivos e metas. As ações utilizadas para que os objetivos sejam alcançados são definidas através da estratégia, enquanto o planejamento está relacionado à organização de cada uma destas decisões. Propõe-se uma abordagem delimitada relacionada ao Planejamento Estratégico, escrito num formato comparado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Sendo este uma ferramenta utilizada em Instituições Públicas, como órgãos escolares, para que eles se desenvolvam de maneira adequada. Assim como o PE é fruto do mercado empresarial, um instrumento de tomada de decisões adotado por quase todas as companhias do mercado, e com seu foco voltado para o aumento da produtividade e consequentes lucros. O referido estudo é de base exploratório e descrito, de análise bibliográfica e documental, com resultado qualitativo, no qual elaborou-se a pesquisa identificando as fases, as características e as vantagens do documento estratégico. Um dos pontos principais que relaciona esses dois planejamentos é o estabelecimento da tríade missão, visão e valores da instituição onde os mesmos serão implantados. Além disso, outro ponto em comum são suas vantagens, as quais visam a consolidação do trabalho, eficiência e eficácia das tarefas que serão empregadas.

Downloads

Biografia do Autor

Joseano Lira Santos, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Sergipe, e Professor de Administração do EBTT do IFMT/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA.

Alessandra Nunes Gomes, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

Estudante do 2º ano médio integrado de RH.

André Luis Scudeler, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

Estudante do 2º ano médio integrado de RH.

Felipe Guedes Moreira Vieira, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

Estudante do 2º ano médiio integrado de RH.

Nícolas da Silva de Lima, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

Estudante do 2º ano médio integrado de RH.

Thaynára Orrana Pereira Pareci, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

Estudante do 2º ano médio integrado de RH.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

SANTOS, J. L.; GOMES, A. N.; SCUDELER, A. L.; VIEIRA, F. G. M.; DE LIMA, N. da S.; PARECI, T. O. P. ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 112–120, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i1.7680. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7680. Acesso em: 3 dez. 2024.