ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
DOI:
10.30781/repad.v3i1.7680Palavras-chave:
Educação. Plano de Desenvolvimento InstitucionalResumo
A denominação de Planejamento Estratégico (PE) constitui um conjunto de ações refletidas ao longo de um período de tempo para que se alcancem objetivos e metas. As ações utilizadas para que os objetivos sejam alcançados são definidas através da estratégia, enquanto o planejamento está relacionado à organização de cada uma destas decisões. Propõe-se uma abordagem delimitada relacionada ao Planejamento Estratégico, escrito num formato comparado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Sendo este uma ferramenta utilizada em Instituições Públicas, como órgãos escolares, para que eles se desenvolvam de maneira adequada. Assim como o PE é fruto do mercado empresarial, um instrumento de tomada de decisões adotado por quase todas as companhias do mercado, e com seu foco voltado para o aumento da produtividade e consequentes lucros. O referido estudo é de base exploratório e descrito, de análise bibliográfica e documental, com resultado qualitativo, no qual elaborou-se a pesquisa identificando as fases, as características e as vantagens do documento estratégico. Um dos pontos principais que relaciona esses dois planejamentos é o estabelecimento da tríade missão, visão e valores da instituição onde os mesmos serão implantados. Além disso, outro ponto em comum são suas vantagens, as quais visam a consolidação do trabalho, eficiência e eficácia das tarefas que serão empregadas.Downloads
Publicado
2019-04-28
Como Citar
SANTOS, J. L.; GOMES, A. N.; SCUDELER, A. L.; VIEIRA, F. G. M.; DE LIMA, N. da S.; PARECI, T. O. P. ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 112–120, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i1.7680. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7680. Acesso em: 3 dez. 2024.
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