EM BUSCA DA ESCOLA IDEAL: Os motivos que pesam na hora da melhor escolha

Autores

  • Mirella Vicente de Carvalho mirella.vicente@gmail.com
    UFMT
  • Diogo Barbosa Leite diogo.b1@hotmail.com
    IFMT
  • Silvana Santos da Cruz silvana.cruz@ifmt.edu.br
    IFMT

DOI:

10.30781/repad.v2i2.6236

Palavras-chave:

Processo de escolha. Comportamento de compra. Satisfação.

Resumo

Foi realizada uma investigação numa determinada escola para avaliar quais são os fatores de influência da instituição de ensino. O objetivo fundamental é pesquisar o comportamento de compra e o processo de escolha dos clientes da escola analisada. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira caracteriza-se como estudo de caso, com objetivo explicativo, abordagem qualitativa e utilizada como instrumento de coleta de dados um roteiro semiestruturado aplicado a gestora da escola; a segunda fase configura-se como um levantamento, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa por meio de um questionário estruturado aplicado aos pais dos alunos. O corte do estudo é transversal e os dados foram coletados no mês de Fevereiro de 2017. Os principais resultados se relacionam quanto às peculiaridades do segmento, sendo os grupos de referência de extrema importância a estes consumidores. Constatou-se que mais do que pela comunicação, estes consumidores se pautam por indicações de pessoas as quais reportam credibilidade. Ainda, verificou-se que estes pais, diferente do que a própria gestora afirmou, não buscam por status quando procuram a escola de seus filhos, mas por instituições que zelem pela metodologia educacional.

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Biografia do Autor

Mirella Vicente de Carvalho, UFMT

GRADUADA EM ADMINISTRAÇÃO PELA UFMT

Diogo Barbosa Leite, IFMT

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Cuiabá. Atualmente é Mestrando Regular do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Em pesquisa, atua com ênfase em Marketing, Inovação e Desempenho Organizacional. Tem experiência em projetos de Planejamento e Inteligência de Mercado, Estudos Prospectivos de Mercado e Modelagem de Negócios. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso - FACC/UFMT e Professor da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFMT. É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Classe D1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT.

 

Silvana Santos da Cruz, IFMT

Possui Pós-Graduação em Gestão Executiva em Negócio, na Universidade de Cuiabá, Graduada em Administração de Empresa pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2005), . Atualmente é Coordenadora de Iniciação Cientifica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, participa do Grupo de Pesquisa NUPESE e do Iniciação Ciêntifica da Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT.

 

Referências

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

CARVALHO, M. V. de; LEITE, D. B.; SANTOS DA CRUZ, S. EM BUSCA DA ESCOLA IDEAL: Os motivos que pesam na hora da melhor escolha. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 32–52, 2018. DOI: 10.30781/repad.v2i2.6236. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6236. Acesso em: 26 abr. 2024.