ESTUDO DA POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM UMA LOJA DE VAREJO NA CIDADE DE JUAZEIRO/BA
DOI:
10.30781/repad.v4i2.10223Palavras-chave:
Gestão participativa. Decisões. Implantação.Resumo
A gestão participativa, um tema pouco adotado no âmbito empresarial que é o processo de tomadas de decisão sobre a administração das organizações, contribui para as melhorias no ambiente de trabalho, onde os gerentes participam das decisões junto com os gestores da empresa. Assim, o artigo apresenta como objetivo analisar a possibilidade da gestão participativa para o desempenho das atividades em loja de varejo na cidade de Juazeiro Bahia. Conhecer a gestão participativa nesse estudo de caso é expor comparações entre as ideias dos gestores com os gerentes. O presente trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, aplicando assim um questionário de 8 questões para 3 gestores e 11 gerentes, onde foi evidenciado através da pesquisa que a empresa tem interesse na implantação da gestão participativa para a melhoria do desempenho das atividades na organização. Conclui-se que para a implantação da gestão participativa requer mudanças de comportamentos não só da chefia, mas também de todos os gerentes vale ressaltar que tomar iniciativa, agir, discutir, questionar e sugerir devem ser ações espontâneas e voluntárias, portanto, sem adequação na empresa não há possibilidade de uma gestão participativa.
Downloads
Referências
BORDENAVE, J. E. D. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CERVO, Amando Luiz. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: Transformando executivo em excelente Gestor de Pessoas. 5ª ed. São Paulo: Manole, 2015.
DO AMARAL VÍCTOR, Andressa; COSTA BRYTO, Klêner Kleni. A contribuição da liderança e suas estratégias motivacionais para obtenção de resultado: O caso da Microlins Castanhal-PA. Revista de Administração e Contabilidade - RAC, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 1-16, jun. 2019. ISSN 2358-1948. Disponível em: <http://www.revistasfap.com/ojs3/index.php/rac/article/view/255>. Acesso em: 13 abr. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUEDES LIMA, José Luis; COSTA BRYTO, Klêner Kleni. O aumento da produtividade das equipes da Estácio do Pará: as estratégias de liderança, impulsionando o crescimento das equipes. Revista de Administração e Contabilidade - RAC, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 96-129, dez. 2018. ISSN 2358-1948. Disponível em: <http://www.revistasfap.com/ojs3/index.php/rac/article/view/222>. Acesso em: 13 abr. 2020.
KANAANE, R. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LERNER, Walter. Organização participativa. Mais uma poderosa tecnologia na busca da competitividade. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MARANALDO, D. Estratégia para a competitividade. 2° ed. São Paulo: Produtivismo, 1989.
MAXIMIANO, A. C. A. Além da hierarquia: como implantar estratégias participativas para administrar a empresa enxuta. São Paulo: Atlas, 1995.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola cientifica à competitividade na economia globalizada. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MAXIMINIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução a administração: 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.