Aplicação do Método VERAH no Diagnóstico Ambiental de uma Microbacia no Estado de Mato Grosso-Brasil

Autores

  • Aline Nayara Rodrigues São Pedro aline.spedro@outlook.com
    Universidade Federal De Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-7733-5736
  • Margarida Marchetto m_marchetto@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Paula Rodrigues São Pedro ana.rsp@hotmail.com
    Universidade de Cuiabá

DOI:

10.18607/ES201875836

Palavras-chave:

Córrego do Barbado, avaliação ambiental, microbacias urbanas

Resumo

O aumento da população da cidade de Cuiabá e o consequente incremento da demanda de água reforçam a ideia de que medidas de recuperação e conservação das microbacias são necessárias. Todos os setores de atividades humanas precisam de água para desempenhar suas funções, por isso ela é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, no entanto o descaso e a falta de planejamento aliado ao crescimento desordenado das cidades tem levado a destruição dos córregos urbanos. A urbanização é um processo que acarreta diversas complicações para as cidades, como alagamentos, enchentes e inundações. Estes problemas são recorrentes em zonas urbanas e causam inúmeros prejuízos tanto para a população quanto para o poder público. Dessa maneira a realização de estudos sobre o gerenciamento ambiental dos espaços urbanos é de elevada relevância. A metodologia utilizada neste trabalho foi diagnóstico ambiental da microbacia do Córrego do Barbado, localizado na zona urbana de Cuiabá pelo método VERAH em que foram abordados os temas vegetação, erosão, resíduos sólidos, água e habitação.  Os resultados mostraram que o córrego do Barbado sofre com diversos problemas como: escassez de área verde na microbacia; o alto índice de urbanização, a ineficiência ou inexistência dos sistemas coletores de águas pluviais, etc., tendo influência direta no comportamento hidrológico da bacia contribuindo para as ocorrências de alagamentos de inundações no trecho do córrego da Avenida Fernando Correa da Costa.  O estudo também apontou que ocupação urbana impacta a qualidade ambiental da bacia.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

AQUINO, A. M. Análise dos impactos ambientais decorrentes do processo intensivo de uso e ocupação do solo ocorrido na microbacia do Córrego do Barbado, Cuiabá-MT. Cuiabá - MT. 98 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Mato Grosso, 2011.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada as Ciências Sociais. 4 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.

BORDEST, S. M. L. A bacia do Córrego do Barbado, Cuiabá- Mato Grosso. Cuiabá: Gráfica Print, 116p. 2003.

BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Projeto RADAMBRASIL. Folha SD 21. Rio de Janeiro, 1982.

COLET, K. M. Avaliação do Impacto da Urbanização sobre o Escoamento Superficial na Bacia do Córrego do Barbado, Cuiabá-MT. Cuiabá, MT. Apresentado como dissertação de mestrado em Recursos Hídricos. Universidade Federal de Mato Grosso, 2012.

CUIABÁ. Prefeitura Municipal de Cuiabá- Evolução Urbana de Cuiabá. / IPDU - Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Cuiabá: 2010. 46 p.

DELITTI, W.B.C. Ciclagem de nutrientes minerais em matas ciliares. Anais do Simpósio sobre Mata Ciliar, 1989. 88-98p.

FARIA, N. de. O. Estudo da impermeabilização, monitoramento, modelagem e simulação de cenários para a bacia do Barbado Cuiabá/MT. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos, 2013. 146 f.

GHISH, L. Secid assina convênio com UFMT para minimizar alagamentos em viaduto. Governo de Mato Grosso, Cuiabá, 23 Dez. 2015. Disponível em:<http://www.mt.gov.br/-/secid-assina-convenio-com-ufmt-para-minimizar-alagamentos-em-viaduto>. Acesso: 15 set. 2016.

MARCHETTO, M.; MAGALHÃE, S. L. M.; BAICERE, G. S.; ITO, J. B. B.; PESSOA, G. R. C.; RAIA, E. L.; NEVES, M. de. B.; CAMPOS, P. A. dos. S. Relatório do Levantamento dos Projetos Executados e a Serem e Executados na Região do viaduto da UFMT Avenida Fernando Corrêa da Costa. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, 2016.

OLIVEIRA, A. M.; ANDRADE, M. R. M.; SATO, S. E. ; QUEIROZ, W. Diagnóstico Ambiental de Microbacia Urbana: método VERAH. Guarulhos: Laboratório de Geoprocessamento, Universidade Guarulhos, 2008. 16p.

PMSB. Secretaria de serviços urbanos de Cuiabá. Plano Municipal de Saneamento básico de Cuiabá: Diagnóstico de Resíduos Sólidos. Cuiabá, MT, SMDU, 2013. p.181.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

ROSIN, C., SILVA, I. L., BERTÃO, N. C., BRUM, B. R., LUZ, T. E. da. Diagnóstico Ambiental da Microbacia Urbana do Córrego Gambá, Cuiabá-MT. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18; p. 2014.

SANTOS, A. B. F. Avaliação ambiental da Microbacia do Córrego Três Barras como subsídio para elaboração de um prognóstico na área de influência da Avenida Parque em Cuiabá – MT. Cuiabá - MT, 2013. 168p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental, Universidade Federal de Mato Grosso.

SOARES, C. de. F, MOURA, J. M. de, BILIO, R. de. S. Proposta de Recuperação de uma Área Degradada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Cuiabá-MT. Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais –IBEAS- III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2012. Goiânia-GO.

SOUZA, M. B. de. Aplicação do método VERAH para subsidiar a elaboração de plano de gestão para a microbacia do Córrego Monjolo, Chapada dos Guimarães, MT. 2013. Dissertação de Mestrado em Recursos Hídricos. Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, Cuiabá-MT, 2013.

TUCCI, C. E. M. Programa Nacional de Águas Pluviais. Ministério das Cidades PMSS, Brasília. 2007.

ZORZO, A. P. Estudo sobre os Condicionantes de Alagamentos na Avenida Fernando Corrêa da Costa, Cuiabá/MT. Cuiabá, 2015. Apresentado como trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Mato Grosso, 2015.

Downloads

Publicado

2018-04-01

Como Citar

São Pedro, A. N. R., Marchetto, M., & São Pedro, A. P. R. (2018). Aplicação do Método VERAH no Diagnóstico Ambiental de uma Microbacia no Estado de Mato Grosso-Brasil. E&Amp;S Engineering and Science, 7(1), 30–44. https://doi.org/10.18607/ES201875836

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>