PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES

Autores

  • Márcio Cardoso Coelho coelhocardosomarcio@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS http://orcid.org/0000-0003-2578-6719
  • Luciana de Oliveira Nunes lucianaanunes@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS
  • Leandro Oliveira Rocha leandro.o.rocha@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS
  • Tiago Nunes Medeiros proftmedeiros@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Gabriel Gules Goularte gabrielgules@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Fabiano Bossle fabiano.bossle@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Saúde, Esporte,

Resumo

Este artigo de revisão objetiva compreender a produção sobre currículo orientado por projetos de trabalho. Entendemos que a ação didática dos projetos, pode constituir-se em uma interessante alternativa para (re)pensar a Educação Física na escola e firmar a sua legitimidade como componente curricular da Educação Básica.Para tal, como parte de uma pesquisa sobre este tema, foi realizada uma revisão nos periódicos nacionais de A2 a B5, conforme o Qualis CAPES vigente, em interface com as ciências sociais e humanas. Foram selecionados 27 periódicos e 6 artigos encontrados em que a Educação Física emergisse de maneira central na organização por projetos de trabalho. Não foi delimitado "recorte temporal" para o estudo. Os resultados apontam que embora a ação didática dos projetos de trabalho tenham uma produção consistente na área da Educação, ainda é pouco reconhecida e estudada na área da Educação Física.

Palavras chave: Projetos de trabalho; Educação Física Escolar;Currículo; Interdisciplinaridade;revisão integrativa;

Biografia do Autor

Márcio Cardoso Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano-ESEFID/UFRGS

Luciana de Oliveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano-ESEFID/UFRGS

Leandro Oliveira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano-ESEFID/UFRGS

Tiago Nunes Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano-ESEFID/UFRGS

Gabriel Gules Goularte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano-ESEFID/UFRGS

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Professor de Graduação e Pós Graduação-ESEFID/UFRGS

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Coelho, M. C., Nunes, L. de O., Rocha, L. O., Medeiros, T. N., Goularte, G. G., & Bossle, F. (2016). PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES. Corpoconsciência, 20(2), 45–56. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4315

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)