A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO? O QUE DIZ A LITERATURA?

Autores

  • Camyla Gontijo Sodré Pinhão
  • Ana Paula Cavalcanti Centro Universitário Newton Paiva

Resumo

Este estudo trata da temática referente à atuação e práticas pedagógicas em ambientes hospitalares. Ampara-se também na revisão da literatura e legislação. O objetivo geral foi verificar a importância do papel do pedagogo em ambientes hospitalares, bem como, analisar as diretrizes. Para atingir o objetivo, utilizei a pesquisa bibliográfica e documental, através de livros, artigos científicos e documentos oficiais. Com essa pesquisa, foi possível fazer uma reflexão sobre a importância da formação e atuação do pedagogo no ambiente hospitalar. O campo de atuação do pedagogo nos últimos anos vem se ampliando, assumindo novas competências, que ganham muita importância em outros espaços. A Pedagogia Hospitalar é um modo de ensino da Educação Especial que traz uma grande contribuição, promovendo benefícios para o aluno que se encontra em uma situação diferente do que está habituado, pois ela atua no processo de cura desse paciente. Esse aluno, por muitas vezes, encontra-se abalado emocionalmente, triste, e com medo, pois ao ser internado, ele rompe com sua rotina, ficando longe da escola, de seus colegas, da sua casa. A atuação do Pedagogo vai fazer com que a criança ou o adolescente se sinta motivado, acreditando em um futuro melhor para si e voltando a sonhar.

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

Sodré Pinhão, C. G. ., & Cavalcanti, A. P. . (2023). A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO? O QUE DIZ A LITERATURA?. Revista Panorâmica Online, 38(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1591

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo