O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Thamara Oliveira
  • Ana Paula Cavalcanti

Resumo

A consciência fonológica e habilidade de manipular os sons da fala. É aptidão de perceber que as palavras podem ou não possuir o mesmo som, e também tamanhos diferentes. É importante salientar que a consciência fonológica é muito relevante para a alfabetização, mas não é ela que vai resolver todos os problemas enfrentados na alfabetização. No artigo explicamos a importância da consciência fonológica vista pela visão de dois autores muito importantes: Morais (2020) e Adams (2006). Apresentamos também um breve resumo do livro consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização de Morais (2020) onde ele explica o que é a consciência fonológica e destaca sua importância e relevância, mas deixa claro que a consciência fonológica sozinha não é suficiente para que a criança domine o Sistema de Escrita Alfabética. Também explanamos sobre o programa de desenvolvimento de consciência fonológica desenvolvido em outros países e que Adams trouxe para o Brasil, com atividades e jogos voltados para desenvolver CF em crianças pequenas, há também uma análise dos jogos de alfabetização do Centro de Estudos em Educação e Linguagem destacando aqueles que podem desenvolver a consciência fonológica nas crianças. Apresentamos uma tabela onde citamos os jogos, e fazemos uma análise quanto a suas categorias, e habilidades desenvolvidas.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Oliveira, T. ., & Cavalcanti, A. P. . (2022). O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Panorâmica Online, 36. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1535

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos