Alternativas para a Fragilização Externa da Economia Brasileira
Resumo
Este trabalho pretende mostrar que a fragilidade externa brasileira não é novidade e tem sua origem nas estratégias de política econômica que vem sendo adotadas desde os governos militares. Esse fator estrutural é agravado com a abertura econômica de critérios duvidosos e a custo sócio-econômico elevado, especialmente com a desnacionalização da economia, o aumento do endividamento público e o agravamento da dívida social. Esse contexto provocou situação insustentável conducente a sucessivos aumentos da participação do setor público na renda nacional para fazer frente aos elevados encargos dos serviços da dívida interna e da externa e se soma aos esforços mundiais para evitar crise de valorização de capital. Recomenda-se que a única forma de equacionar o problema, numa perspectiva sustentável e de longo prazo, consiste na viabilização de saldos positivos nas contas correntes, atuando tanto no lado do aumento das exportações, como na diminuição das importações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.