Estratégias para a busca da Gestão de Excelência: Um Estudo de Caso no Município de Canarana
DOI:

Palavras-chave:
Planejamento, objetivos estratégicos, desenvolvimento socioambientalResumo
RESUMO
O planejamento estratégico, difundido a partir dos anos 80, vem sendo adotado por diversas organizações com visão de futuro na iniciativa privada e pública, mas não tem sido adequadamente implementado ou atingido seus objetivos nos municípios de pequeno porte. Sabe-se que o uso desta ferramenta de gestão necessita de conhecimento, mão de obra qualificada e tecnologia apropriada, pois a ausência destes requisitos pode dificultar sua utilização e ou comprometer seus resultados. Diante disso, questiona-se: por que o município de Canarana não consegue consolidar o planejamento estratégico como referência em seu processo de gestão?
Conclui-se que o município tem potencialidades, localização estratégica privilegiada, miscigenação de culturas, diversidade agrícola e pecuária extensiva desenvolvida. A consolidação do planejamento e de objetivos estratégico de longo prazo que orientem os esforços e potencialidades do município permitirão alavancar o seu desenvolvimento. O planejamento Estratégico como metodologia de gestão pode proporcionar que a visão sistêmica assuma importância ainda maior pela localização do município, que está situado na bacia do Xingu e tem aproximadamente 137 mil ha de áreas de APPS, que necessitam projeto específico de preservação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.