Avaliação de Qualidade e Melhoria do Ensino na Instituições Federais de Ensino Superior Brasileira
Resumo
Neste Artigo pretende-se contrapor a avaliação de desempenho desenvolvida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) com alguns aspectos da proposta de ensino superior e à estratégia de avaliação de desempenho defendida pelo Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES). Conclui-se que esta proposta tende a ser superior a proposta do governo, por perceber que, os retornos na área de educação são frutos de um esforço repetido e de longo prazo e que uma proposta de avaliação não deve ter caráter autoritário, quantitativo, descontextualizado e vinculado exclusivamente ao propósito de definir regras de financiamento para as instituições de ensino superior. O ANDES entende que uma proposta de avaliação deve se basear num padrão de referência, definido democraticamente e representar um mecanismo de implementação e fortalecimento de um projeto de ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.