Padrões, Estratégias de Competição e Competitividade
Resumo
Este trabalho mostra que o aumento da competição internacional e o aumento do grau de exigência dos consumidores estabeleceram novos parâmetros de competição, gerando, por sua vez, inconsistências para os parâmetros tradicionais de tomada de decisão. Neste sentido, objetiva-se contribuir para o debate sobre a nova visão de competitividade, baseada em padrões de competição e destacar a necessidade de incorporação desses aspectos nas decisões empresariais. Conclui-se que, no contexto atual, estratégia baseada exclusivamente no mínimo custo deixa de ser regra geral para tornar-se estratégia aplicável a determinados tipos de estruturas industriais, embora esse nunca possa ser menosprezado. Em produtos de elevado valor agregado, geralmente os setores mais dinâmicos da economia, qualidade e preço baixo se tornaram requisitos mínimos para a sobrevivência no mercado e as estratégias empresariais devem levar em conta os padrões de concorrência da indústria, definidos pelos seus clientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.