IMPLANTAÇÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES (TOC) ATRAVÉS DA ÁRVORE DE REALIDADE ATUAL (ARA): Estudo de Caso em uma Unidade Fabril da Indústria Metalúrgica
DOI:

Palavras-chave:
Palavras-chave, Competitividade, Estratégia de Produção, Teoria das Restrições, Árvore de Realidade Atual.Resumo
Este é um estudo de caso de uma unidade fabril da indústria metalúrgica que se vê obrigada a adotar estratégias de redução de custos e de diferenciação de forma simultânea, devido a um cenário de aumento de concorrência no âmbito global. A diminuição da participação no mercado e de seus resultados financeiros provocou um aumento do índice de rejeição de qualidade interna a níveis superiores a 50%. Com sua limitação de recursos humanos e financeiros, a empresa X está mergulhada em inúmeros problemas e necessita de alguma forma mapeá-los e elaborar um plano de implementação que a leve a maximizar seus resultados a curto e médio prazos. O trabalho propõe-se em primeiro lugar a realizar um Diagnóstico da Situação Atual através da utilização de uma ferramenta denominada Current Reality Tree ou Árvore de Realidade Atual (ARA) provinda dos Processos de Raciocínio (PR’s) da Theory of Constrains (TOC) ou Teoria das Restrições. Num segundo momento, a elaborar um plano de implementação que priorize a tratativa dos Efeitos Indesejáveis (EI’s), o que levará a empresa X a obter um aumento de competitividade. O trabalho além do Diagnóstico da Situação Atual através da ARA e da realização de um Plano de Implementação, logrou o fortalecimento de uma cultura de melhoria contínua dos processos dentro da companhia, que deve se perpetuar para fazer frente a futuros desafios necessários para o constante aumento de competitividade exigidos pelas forças de mercado para a empresa X.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.